Créditos: Epic Games

SSD do PS5 fez Epic Games reescrever parte da Unreal Engine 5

Primeira demonstração do motor gráfico foi apresentada no console da Sony

A Epic Games revelou, em entrevista ao site VG247, que fez modificações nos códigos da Unreal Engine 5 por causa da velocidade do SSD do PlayStation 5. O motor gráfico foi revelado em uma demonstração feita no console da Sony.

O vice-presidente de engenharia da Epic Games, Nick Penwarden, disse que certas partes do código do motor gráfico foram reescritas para se adaptar ao hardware do PlayStation 5. Basicamente, a empresa otimizou a engine para tirar melhor proveito dos componentes do console.

De acordo com o representante da Epic Games, a "capacidade de transmissão de conteúdo" do console fez com que o time realizasse mudanças em alguns subsistemas do motor gráfico.

- Continua após a publicidade -

"O PlayStation 5 oferece um grande salto no desempenho da computação e dos gráficos, mas sua arquitetura de armazenamento também é verdadeiramente especial. A capacidade de transmitir conteúdo a velocidades extremas permite que os desenvolvedores criem ambientes mais densos e detalhados, alterando a maneira como pensamos sobre o streaming de conteúdo. É tão impactante que reescrevemos nossos principais subsistemas de E / S para o Unreal Engine com o PlayStation 5 em mente"
- Nick Penwarden, vice-presidente de engenharia da Epic Games,em entrevista ao VG247

A declaração de Penwarden indica que os desenvolvedores poderão tirar proveito do potencial máximo do SSD do PlayStation 5. Segundo a Sony, o componente entregará velocidades de 5,5 GB/s ao ler dados sem compressão e pode alcançar até 9 GB/s ao processar informações comprimidas. 

O SSD do PS5 tem sido a peça de principal foco da Sony na divulgação do console e chegou a ser tema de praticamente uma conferência inteira da companhia. A velocidade entregue pelo console tem ganhado a atenção de desenvolvedores e especialistas da indústria de tecnologia.

É importante ressaltar que a Unreal Engine 5 também funcionará em outras plataformas e possivelmente contará com otimizações voltadas para o Xbox Series X e também PC. Os resultados, porém, só devem começar a chegar em 2021, quando o motor gráfico será lançado oficialmente no mercado.

Via: WccFTech Fonte: VG247
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.