Créditos: Sony

PS5: Sony apresenta o hardware do console de nova geração [+vídeo]

Assim como o Xbox Series X, sucessor do PS4 terá SSD, CPU Zen 2 e 16 GB de RAM; veja a tabela de especificações!

A Sony finalmente revelou as especificações do PlayStation 5, seu console de nova geração que deve chegar ao mercado ainda este ano. A empresa estava guardando as informações para a GDC 2020, mas como o evento foi cancelado por causa do Coronavírus, a empresa realizou uma live online e forneceu detalhes para o Eurogamer e Digital Foundry.

O sucessor do PS4 utilizará um hardware similar ao que vimos na revelação do Xbox Series X recentemente, incluindo grande foco no uso de SSD, 16 GB de RAM e componentes feitos com tecnologia da AMD. Alguns números e características, porém, são bem diferentes.

Abaixo, você pode conferir as especificações completas do PlayStation 5 (via Digital Foundry), bem como o hardware do PS4.

Foco no SSD

Durante a apresentação, a companhia deu bastante ênfase na diferença trazida pelo SSD, que permitirá carregamentos mais rápidos, streaming de alta velocidade, instalações mais rápidas e telas de loading praticamente inexistentes.

Assim como acontece no Xbox Series X, o uso do SSD garantirá um grande salto na transferência de dados do console. Enquanto o HDD do PS4 operava com números entre 50 e 100 MB/s, o PS5 promete entregar taxas na casa de 5.5 GB/s, alcançando até 9 GB/s com compressão.

Segundo o Digital Foundry, o PlayStation 5 contará com um SSD de 825 GB. Mark Cerny, que realizou a apresentação, recomendou aos jogadores utilizar soluções como um HDD externo para salvar jogos do PS4 utilizados com a retrocompatibilidade, visando garantir mais armazenamento na unidade interna para games do PS5.

Da mesma forma que o concorrente, o PS5 também contará com suporte para armazenamento expansível em SSD NVMe, mas ainda não temos detalhes sobre como será o dispositivo.

Processador Zen 2 e GPU de 10.3 TERAFLOPS

Em relação ao restante do hardware, o PlayStation 5 contará com um processador AMD baseado em Zen 2 de oito núcleos de até 3,5 GHz. Já a GPU é um modelo customizado baseado na tecnologia RDNA 2, feito pela mesma fabricante. A placa de vídeo de 10,28 TERAFLOPS possui 36 unidades computacionais e frequência de 2,23 GHz.

Segundo explica o Digital Foundry, os dois componentes contarão com frequência variável. Assim, enquanto o Xbox Series X aposta em estabilidade e manterá a potência fixa, o PS5 contará com desempenho mutável, o que permitirá oferecer um "impulso extra" de performance, de acordo com a Sony.  

O PlayStation 5 terá frequência variável

A Sony ressalta que todas as unidades do PS5 vão operar na mesma frequência base, independente de fatores como temperatura, mas a variabilidade permitirá que o próprio sistema eleve a potência do console quando possível. Segundo explica a companhia, o "boost" do novo PlayStation utiliza a tecnologia AMD SmartShift, que otimiza o uso energético da CPU e GPU para entregarem mais potência em determinadas cargas de trabalho, sem comprometer o hardware.

"Ao invés de observar a temperatura do Die de silício, analisamos as atividades que a GPU e a CPU estão realizando e definimos as frequências com base nisso", explica Mark Cerny. "Nesse processo, também usamos a tecnologia SmartShift da AMD e enviamos toda a energia não utilizada da CPU para a GPU, para que ela possa espremer mais alguns pixels".

A apresentação de hoje teve um teor bastante técnico e a Sony não apresentou o design do PS5. O console tem lançamento marcado para o final de 2020 (se o Coronavírus não atrapalhar), logo, possivelmente teremos outras novidades chegando futuramente.

Comparativo

Sony PlayStation 5Microsoft XBox Series X

Especificações

CPUAMD 8x Zen 2 Cores at 3.5GHz (frequência variável) AMD 8x Zen 2 @ 3.8GHz (3.6GHz com SMT)
GPU36 unidades de computação (10.28 TFLOPs) RDNA2 customizada 52 unidades de computação (12 TFLOPs), RDNA 2 customizada
Memória16GB GDDR6/256-bit 16GB GDDR6
Capacidade de armazenamentoSSD NVMe customizado de 825GB SSD NVMe de 1TB
Armazenamento adicionalCompatível com HDD USB externo Compatível com drives USB 3.2 externos
Mídia4K UHD Blu-ray Drive Blu-Ray 4K UHD
ConexõesHDMI 2.1
EnergiaFonte interna

Fonte: Eurogamer
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.