Índice do Artigo

Windows

Microsoft está bloqueando novos downloads do Windows na Rússia

Microsoft está bloqueando novos downloads do Windows na Rússia
Créditos: Divulgação/Microsoft

Após encerrar oficialmente suas operações comerciais na Rússia, a Microsoft parece estar bloqueando os cidadãos do país de fazer o download do Windows e de qualquer outro software pertencente a ela. Quem mora na região e tenta baixar as ferramentas de instalação do Windows 10 ou Windows 11 por meios oficiais está simplesmente se deparando com mensagens de erro.

Segundo o site Bleeping Computer, o problema parece estar localizado precisamente na Rússia. Usando um serviço de VPN configurado com um endereço de IP ligado ao país, o veículo confirmou o surgimento de mensagens de erro que indicavam arquivos não encontrados quando o download do assistente de atualização do Windows 10, seu kit de criação de mídias e o assistente de instalação do Windows 11 eram requisitados.

Uma situação semelhante acontece quando usuários tentam baixar os arquivos ISO completos dos sistemas da Microsoft. Ao fazer isso, os sites oficiais da Microsoft exibem a mensagem de que “houve um problema com o pedido” e não permitem que o processo de transferência seja iniciado.

Microsoft não se pronunciou sobre a situação

Até o momento a Microsoft não fez qualquer comentário oficial sobre a situação, que não é exatamente inesperada. Em um passado recente, a companhia confirmou que pretende trabalhar de forma próxima aos governos dos Estados Unidos e de outros países que estão impondo sanções econômicas à Rússia, após o país ter iniciado a invasão da vizinha Ucrânia.

Ao impedir o acesso ao Windows, a empresa estaria garantindo que os moradores do país não teriam acesso a um dos sistemas operacionais mais conhecidos e usados ao redor do mundo. Obviamente, a decisão não impede que o sistema seja obtido através de meios ilegais ou do chamado “mercado cinza”, que tem recebido incentivos do governo comandado pelo presidente Vladimir Putin.

Não é somente a Microsoft que tem procurado se distanciar da Rússia nos últimos meses: empresas como a IBM também encerraram oficialmente suas atividades no país, e diversas outras pararam de vender oficialmente seus produtos para o mercado local. Em resposta, o governo Putin está tentando reviver a indústria local de semicondutores, em um processo que deve se mostrar bastante lento.
 

Via: PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções