Índice do Artigo

Hardware

Rússia legaliza mercado cinza de produtos da Intel, AMD e Apple

Rússia legaliza mercado cinza de produtos da Intel, AMD e Apple
Créditos: Divulgação/IGORN/Pixabay

Como forma de tentar escapar das sanções econômicas impostas por outros países, a Rússia decidiu tornar legal a importação de produtos de empresas como Intel, AMD e Apple por meios não oficiais. Com isso, mesmo que essas empresas tenham encerrado suas atividades no país, seus produtos devem continuar chegando às lojas locais.

Relatos indicam que o próprio governo russo trabalhou junto a seu Ministério de Indústria e Comércio para estabelecer a lista de produtos que agora podem ser vendidos no mercado paralelo (ou cinza) sem nenhuma sanção. Além de produtos do setor de tecnologia, ela também inclui marcas de carro como Bentley, Cadillac, Chevrolet e Chrysler, além de peças de reposição automotiva de fabricantes como Michelin e Goodyear.

Outros produtos que tiveram sua entrada “alternativa” liberada na Rússia incluem televisores, consoles, acessórios e equipamentos para os setores de mineração, agricultura e eletricidade, entre diversos outros. Enquanto a decisão deve permitir que os cidadãos do país continuem tendo acesso a bens de consumo do exterior, eles tendem a ser encontrados por preços maiores do que os normais.

Rússia muda sua política para responder a sanções

O mercado cinza também é conhecido por não oferecer aos consumidores garantias ou oportunidades de devolução, geralmente garantidas por vendedores oficiais. Anteriormente, a Rússia tinha como política destruir qualquer bem de consumo que entrasse de forma ilegal no país como forma de garantir os direitos dos fabricantes originais.

A mudança de postura é resultado das sanções internacionais que a Rússia vem sofrendo desde que iniciou a invasão da vizinha Ucrânia. Desde o início do conflito, empresas como a TSMC, Intel, AMD, NVIDIA e outros grandes nomes decidiram paralisar suas atividades no país — que tenta reviver sua indústria de semicondutores em resposta.

Embora a decisão deva estimular os participantes do mercado cinza local, ela não vem sem riscos. Mesmo desobrigando vendedores de usar licenças oficiais para vender produtos, o país continua obrigando que eles sejam vendidos com softwares desenvolvidos por empresas nacionais — caso isso não aconteça, os responsáveis podem ter que pagar multas pesadas ao governo russo.
 

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções