Créditos: Divulgação/Vjkombajn/Pixabay
- Publicidade -

Ethereum adia novamente adoção do sistema Proof of Stake

Os responsáveis pela criptomoeda afirmam que o capítulo final da transição já está próximo

O grupo responsável pelo desenvolvimento da criptomoeda Ethereum anunciou na última quinta-feira (14) que decidiu adiar novamente a transição para o sistema Proof of Stake (PoF). Inicialmente programada para junho deste ano, a mudança agora deve acontecer “somente alguns meses depois” do período programado.

Na prática, isso significa que a criptomoeda estendeu o período de tempo em que vai usar o sistema Proof of Work (prova de trabalho, ou PoW), que depende de grande poder de processamento e consumo energético. A decisão pode se provar negativa para quem pretende adquirir uma nova GPU, graças à continuidade das operações de mineradores que costumam comprar grandes lotes desse tipo de produto.

Segundo Tim Belko, que faz parte do núcleo do time de desenvolvimento do Ethereum, ainda não é possível definir uma data para o fim da transição. No entanto, ele garante que esse será o “capítulo final” do PoW que se refere à moeda, que chama a adoção do novo sistema pelo nome de The Merge (A Fusão).

Adiamentos datam de 2019

A decisão de adiar novamente o a adoção do sistema PoF é o mais recente capítulo de uma história que se estende desde 2019. A decisão de Belko acontece somente poucos dias após um teste bem-sucedido em que a rede operou temporariamente sob o novo mecanismo de consenso que dá base ao novo sistema.

O atraso é justificado pelo fato de que a mudança exige que o Ethereum passe a funcionar com um novo sistema de mecânicas de teoria de jogo como forma de assegurar que seus participantes agem de boa fé. Como a rede envolve a circulação de bilhões de dólares, é natural que os responsáveis por ela estejam fazendo mudanças de forma cuidadosa para assegurar que ninguém vai sair prejudicado.

- Continua após a publicidade -

A expectativa é que o evento The Merge vai diminuir em até 99,95% o consumo energético relacionado ao Ethereum. Ao mesmo tempo, aspectos como as altas taxas cobradas por cada operações (dentro do sistema de gas) e a velocidade relativamente da rede tendem a continuar — resta esperar para descobrir quando a esperada transição deve finalmente chegar ao fim.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Coindesk
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.