Índice do Artigo

Nintendo

Nintendo proíbe veiculação de imagens de um guia de Super Mario de 1996

Nintendo proíbe veiculação de imagens de um guia de Super Mario de 1996
Créditos: Divulgação/Nintendo

Conhecida por adotar uma postura bastante agressiva contra qualquer pessoa que usa suas propriedades intelectuais sem permissão, a Nintendo proibiu esta semana a veiculação de um guia de Super Mario 64 publicado em 1996. Disponível somente no Japão em seu lançamento, o Super Mario 64 Complete Clear Guide havia sido divulgado publicamente há poucos dias no Internet Archive.

Isso atraiu a atenção dos advogados da companhia japonesa, que emitiram uma nota exigindo que o conteúdo fosse retirado do ar — e a negativa poderia resultar em um processo. Um dos diferenciais do guia era o fato de que, em vez de simplesmente instruir os jogadores sobre o que deviam fazer, ele acompanhava dioramas que serviam como mapas tridimensionais dos cenários do jogo.

Lançado em 1996 no Japão, o livro nunca foi reimpresso ou disponibilizado oficialmente no Ocidente. Assim, a única forma de obtê-lo legalmente era pagar valores muito acima do original em sites como o eBay, que não repassavam nenhuma parte dos lucros à Nintendo. A disponibilidade do guia no Internet Archive era gratuita, e não havia qualquer transação comercial envolvida em seu acesso.

Responsável pelo upload se diz desapontado

Responsável por divulgar os arquivos do guia de Super Mario 64, o perfil Comfort Food Video Games afirmou à Kotaku que está desapontado com a decisão da empresa japonesa. “Francamente, eu adoraria disputar a legitimidade do processo e ver como a Nintendo of America teria qualquer coisa a ver com um guia licenciado da Gem Books da Nintendo of Japan de 1995, mas eu realmente não posso lutar contra o time legal da Nintendo”, explicou.

O Comfort Food Video Games afirma acreditar que a disponibilidade do Super Mario 64 Complete Clear Guide na internet beneficia a empresa japonesa e ajuda a preservar sua história. “Realmente acho que ele ajuda a Nintendo, prejudicando somente as pessoas que vendem esse guia por centenas de dólares. Tudo o que eu queria era compartilhar meu amor por esse guia incrível e, em uma escala maior, meu amor pela companhia”.

O responsável pelo perfil também afirma que é frustrante tentar preservar parte da história dos games enquanto grandes empresas tornam esse um processo difícil, ao mesmo tempo em que pouco fazem nesse sentido. Além de ter o costume de processar sites que hospedam ROMs de jogos, a Nintendo também tem o histórico de adotar ações legais contra qualquer pessoa que use suas marcas — incluindo uma empresa de karts que oferecia fantasias dos personagens da série Mario.
 

Via: Kotaku

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções