Índice do Artigo

Playstation

Sony cancelou discretamente o lançamento de Gran Turismo 7 na Rússia

Sony cancelou discretamente o lançamento de Gran Turismo 7 na Rússia
Créditos: Divulgação/Polyphony Digital

Sem grande alarde, a Sony decidiu cancelar o lançamento de Gran Turismo 7 na Rússia. O game, que chega às lojas de todo o mundo nesta sexta-feira (4) não está mais disponível na versão da PSN dedicada ao país, e a empresa afirma que sua disponibilidade no local ainda “está pendente”.

Segundo a Eurogamer, a decisão de não trazer o game para o país no momento atual — marcado por uma série de ofensivas militares contra a Ucrânia — foi tomada durante a noite da última quinta-feira (3). Questionada repetidamente pelo veículo sobre suas intenções para o mercado russo, a Sony até o momento não divulgou qualquer pronunciamento público.

A decisão feita de forma discreta pela Sony surge em um momento no qual diversas empresas do mundo dos games se posicionam publicamente contra a Rússia. Esta semana, a CD Projekt RED (de Cyberpunk 2077) decidiu suspender suas vendas no país, e empresas como a Pokémon Company doaram milhares de dólares para iniciativas humanitárias que atuam na Ucrânia.

Ucrânia cobra posicionamento da Sony e da Microsoft

A suspensão do lançamento de Gran Turismo 7 na Rússia surge em um momento no qual o governo ucraniano cobra posicionamentos mais fortes da Sony e da Microsoft. No Twitter, o vice-presidente do país, Mykhailo Fedorov, pediu que ambas as empresas devem suspender usas atividades na Rússia como prova de que apoiam os “valores humanos”.

Enquanto muitos podem argumentar que a suspensão de vendas de games no país faz pouco para ajudar nos conflitos, a saída de empresas do mercado local pode ajudar a diminuir a popularidade do governo e fazer com que ele seja alvo de pressões da população. Diretamente afetados pelas decisões de companhias estrangeiras, quem as representa localmente pode sentir no bolso as consequências da guerra e passar a se posicionar contra ela.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia trouxe efeitos negativos para a indústria de games, que tomou iniciativas para retirar equipes dos estúdios que atuam no país. Recentemente, a Electronic Arts anunciou que vai tirar a seleção e os times russos de FIFA 2022, e a TSMC afirmou que não vai mais fornecer chips para as empresas do país enquanto o conflito durar.
 

Via: Eurogamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções