Créditos: Divulgação/Activision Blizzard

Desenvolvedores de jogos estão compartilhando valor dos seus salários no Twitter

Movimento #GameDevPaidMe quer trazer mais transparência à indústria e valorizar os profissionais que participam dela
Por Felipe Gugelmin 08/12/2021 10:54 | atualizado 08/12/2021 10:55 Comentários Reportar erro

Em meio a críticas às disparidades de pagamentos entre desenvolvedores e executivos que trabalham na indústria de games — muitas delas voltadas a Bobby Kotick, CEO da Activision Blizzard —, profissionais que atuam na área decidiram começar a compartilhar publicamente o quanto recebem. Nos últimos dias, a hashtag #GameDevsPaidMe ganhou o Twitter com o objetivo de mostrar publicamente as disparidades de valores e bônus oferecidos por diferentes empresas.

Os criadores da hashtag incentivam desenvolvedores não somente a compartilhar o quanto ganham anualmente, mas também detalhes sobre suas posições e se as companhias em que eles estão oferecem bônus anuais. Em muitos casos, os participantes também detalham experiência anteriores, bem como o tempo em que exerceram cada uma de suas funções.

A intenção do movimento é trazer mais transparência à indústria de games e permitir que os profissionais saibam em quais desenvolvedoras seus trabalhos são mais valorizados. Enquanto muitas compensações se mostram suficientes para manter um padrão de vida médio nos Estados Unidos, quem está em cargos considerados sênior costuma ter aumentos consideráveis.

Movimento pela transparência

Até o momento, a hashtag #GameDevsPaidMe não trouxe efeitos substanciais sobre as práticas adotadas por estúdios de desenvolvimento, mas gerou impactos no ponto de vista individual. Muitos dos participantes se disseram chocados ao perceber o quanto ganham a mais (ou menos) que outras pessoas com competências semelhantes e que ocupam as mesmas posições em empresas diferentes.

- Continua após a publicidade -

Em 2020, uma iniciativa semelhante foi criada por funcionários da Activision Blizzard, que iniciaram uma planilha compartilhada nas quais cada pessoa podia compartilhar seus salários, o que acabou gerando algumas mudanças. Em um relato compartilhado pelo site Axios, um lead designer de Hearthstone afirmou que só começou a ser pago de maneira justa assim que percebeu o quanto sua função era valorizada e começou a fazer algumas perguntas.

O que fica claro é que, embora algumas funções de desenvolvimento tragam pagamentos bons, ainda há uma grande disparidade entre o que os membros dos times de criação e executivos recebem. No caso da Activision Blizzard, por exemplo, mesmo que o CEO Bobby Kotick tenha aceitado um corte de 99,9% em seu pagamento (e agora receba US$ 62,5 mil anuais), ele ainda desfruta de comodidades como bônus de desempenho — que renderam a ele US$ 154,6 milhões em 2020.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: GameRant, Axios, Bloomberg
Assuntos
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.