Índice do Artigo

PC Games

Acionistas da Activision-Blizzard cobram que Bobby Kotick deixe o cargo de CEO

Acionistas da Activision-Blizzard cobram que Bobby Kotick deixe o cargo de CEO
Créditos: The Verge

Após mais detalhes sobre crimes de assédio dentro da Activision-Blizzard, quadro de acionistas representado pela Strategic Organising Center investment Group cobra que Bobby Kotick e dois outros executivos senior da empresa, Robert Morgado e Brian Kelly, entreguem os cargos.

O The Wall Street Journal publicou ontem (paywall) (16) um relatório que detalha uma longa lista casos de assédio, abuso de poder e outras condutas criminosas dentro da Activision-Blizzard sobre as quais Bobby Kotick, CEO da empresa até o momento desta publicação, teria conhecimento. De acordo com relatório, Bobby Kotick sabia de diversos dos casos de abuso, inclusive tendo sido pessoalmente informado sobre as acusações de uma, então, funcionária da Sledgehammer Games que foi estuprada por um supervisor em 2016 e 2017 e que era pressionada a consumir doses altíssimas de álcool, mesmo durante o expediente.

O advogado da funcionária afirmou ter notificado diretamente tanto o RH da Activision Blizzard quanto Bobby Kotick e nenhuma providência foi tomada. O mesmo email a Bobby Kotick também destacaria o caso de Eduard Roehrich, acusado de assédio em 2017, que recebeu como punição apenas um afastamento remunerado e a oportunidade de permanecer na empresa em outro cargo. Segundo o próprio Roehrich, em resposta ao Wall Street Journal, o RH da Activision-Blizzard solicitou ao funcionário que mantivesse o caso sob sigilo.

De acordo com o relatório do WSJ, Bobby Kotick e o departamento de RH da Actvision-Blizzard deixaram de informar aos acionistas da empresa esse e outros caso de assédio e condutas opressoras contra funcionárias mulheres . Como reação ao novo relatório, diversos funcionários começaram a se organizar para deixar a empresa publicamente, e hoje (17) pela manhã representantes de acionistas enviaram uma carta à gestão da Activision-Blizzard cobrando que além de Bobby Kotick, CEO da empresa, Brian Kelly, presidente do quadro de diretores, e Robert Morgado, diretor chefe independente, executivos da empresa respectivamente desde 1995 e 1997 também entreguem seus cargos.

O quadro de diretores da Activision-Blizzard já divulgou um comunicado defendendo a liderança de Kotick, mas o mercado financeiro reagiu derrubando ainda mais as ações que já caíram de US$ 103,81, em fevereiro deste ano, para aproximadamente US$ 64 no momento desta publicação.

As investigações e o processo contra a empresa continuam correndo e parecem estar longe de acabar conforme cada vez mais evidências são apresentadas sobre condutas criminosas e abusivas em diversos segmentos da empresa.

Via: The Verge, The Wall Street Journal, Eurogamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções