Créditos: Jason Ronald/Reprodução

FidelityFX Super Resolution estará presente nos Xbox Series X|S e no Xbox One

O Game Development Kit para Xbox já conta com uma prévia da tecnologia FSR para implementação
Por Diego Amorim 24/06/2021 19:30 | atualizado 24/06/2021 19:30 Comentários Reportar erro

Ainda na tarde de hoje (quinta feira, 24) pouco tempo depois do evento de anúncio oficial do Windows 11, foi realizada uma transmissão para compartilhar as novidades acerca do novo sistema operacional para desenvolvedores. Nessa live, foi anunciado que o Game Development Kit para Xbox já conta com uma prévia do FSR, o que expande seu suporte para Xbox Series X|S e até Xbox One.

O FSR (FidelityFX Super Resolution) é a tecnologia da AMD desenvolvida para realizar um upscaling em jogos que aumenta a performance ao mesmo tempo que mantém ao máximo a qualidade visual, uma proposta semelhante ao DLSS. No entanto, o FSR não depende de processos de deep learning e pode ser implementado em basicamente qualquer dispositivo.

Ainda no início de junho, um porta voz da Microsoft já havia revelado a empolgação da empresa em trabalhar junto à AMD com o FSR nos consoles, mas ainda não estava claro como seria a implementação da tecnologia. Agora, o diretor de gerenciamento de programa da Xbox, Jason Ronald, confirmou que a tecnologia será parte do GDK da Xbox, o que da suporte para Windows, Xbox Series X|S e até no Xbox One. Veja a fala de Ronald no vídeo abaixo a partir do minuto 59:38.

Também estamos animados em anunciar que o AMD FidelityFX Super Resolution está disponível hoje como prévia como parte do Game Development Kit, e têm suporte no Windows e nos consoles Xbox Series X|S e Xbox One.

- Continua após a publicidade -

Desde o lançamento do FSR no dia 22 de junho, a AMD tem destacado como é fácil implementar a tecnologia nos jogos. Alguns desenvolvedores chegaram a afirmar que todo o processo de implementação do FidelityFX Super Resolution durou apenas alguns dias, o que é uma parcela ínfima do tempo de desenvolvimento de um game. 

Apesar dessa suposta facilidade de implementação e adição da tecnologia do GDK da Xbox, ainda não sabemos quando vamos ver os primeiros títulos para os consoles com suporte ao FSR, já que a tecnologia foi lançada inicialmente nos PCs e em poucos jogos

Windows 11 disponibilizará Auto HDR e DirectStorage,
recursos que otimizarão jogos novos e antigos

Além disso, ainda não temos nenhuma informação sobre uma possível implementação do FSR para os jogos no PlayStation 5, mas esperamos que a Sony também deva entrar em parceria com a AMD para dar suporte à tecnologia. Isso é esperado tanto para que a empresa possa correr atrás da Xbox, quanto para aproveitar a GPU baseada em RDNA 2 do PS5 (mesmo que o FSR não seja exclusivo no RNDA 2).

Via: Videocardz Fonte: Jason Ronald (Twitter), Windows Developer
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.