.jpg)
Windows 11 disponibilizará Auto HDR e DirectStorage, recursos que otimizarão jogos novos e antigos
Algumas dessas funcionalidades não estarão presentes no Windows 10Antes uma vantagem exclusiva para os donos dos consoles da atual geração da Microsoft, Xbox Series S e X, e do Windows 10 devidamente atualizado, a função Auto HDR estará disponível para aqueles que quiserem jogar no recém-anunciado Windows 11.
O HDR (High Dinamic Range, ou Grande Alcance Dinâmico em uma tradução livre) é uma função dos painéis modernos de televisões e monitores. Quando o software e o hardware suportam essa funcionalidade, os níveis de brilho e contraste dos seus jogos serão aprimorados. Os pontos brilhantes de uma cena serão ampliados, e o contraste entre cores vibrantes e tonalidades mais escuras é destacado.
Foi apresentada uma simulação, com o efeito esperado desta implementação:
(Créditos: tweaktown.com)
Foi prometida uma compatibilidade que excede, inicialmente, a marca de mais de 1000 títulos.
A principal limitação dessa tecnologia é a quantidade de brilho que a sua tela pode gerar (variando entre 400 e 1000 nits, em equipamentos intermediários). Algumas televisões de entrada afirmam ser compatíveis com o sinal HDR, mas dependendo do caso isso é só uma "meia verdade".
"Meia verdade" no sentido que, de fato, esses aparelhos podem identificar corretamente o sinal de uma filmagem com o Grande Alcance Dinâmico, porém, em telas de LCD / LED é fundamental possuir a função chamada de "Local Dimming" , que é a responsável por controlar o brilho da imagem em diferentes zonas da sua tela.
Quanto mais avançada for a televisão (ou seja, se tiver "mais zonas" de controle de luminosidade), mais fiel será a reprodução do efeito HDR.
O que acontece é que essa função, o Local Dimming, raramente está presente nos aparelhos mais baratos. E se o seu equipamento não tiver essa característica técnica, apenas interpretar o sinal HDR não será o suficiente para reproduzir com a qualidade desejada - podendo até degradar a imagem em alguns casos.
Já em telas OLED, como os pixels possuem a capacidade de controlar totalmente a luminosidade, elas apresentam o chamado "contraste infinito". Pois os pontos pretos se apagam totalmente, podendo gerar tons claros e escuros, simultaneamente, com mais fidelidade - quando comparado com painéis de LCD que precisam usar outras técnicas para preservar as múltiplas tonalidades de uma imagem.
Sendo assim, simplificando: você só perceberá a vantagem do HDR caso possua uma tela realmente adequada. Para quem possui o hardware compatível, o novo Windows irá oferecer a opção de otimizar os gráficos de um game, mesmo em títulos mais antigos.
Os resultados práticos obtidos com essa melhoria dependem de jogo para jogo. Em alguns casos realmente existem aprimoramentos da qualidade visual, porém, em outros é recomendado desativar. E, ressaltando, será necessário usar a API DirectX 11.
É válido testar pessoalmente essas características, para assim garantir que os resultados obtidos serão realmente desejáveis.
Mudando um pouco de assunto, foi informado que o próximo sistema operacional da gigante da tecnologia irá apresentar um suporte nativo ao aplicativo do Xbox - característica que irá facilitar a integração com o Xbox Cloud Gaming, serviço de streaming que está sendo estruturado há alguns anos.
Confira se seu PC suporta o Windows 11 usando uma nova ferramenta da Microsoft
Sistema será oferecido como um upgrade gratuito para os PCs suportados
Outra novidade anunciada será a compatibilidade do sistema operacional com a tecnologia DirectStorage. Por meio desse avanço, será possível tirar proveito das novas funções presentes nos consoles da atual geração, como a grande capacidade de renderizar cenários virtuais em altíssima velocidade - podendo se beneficiar da Xbox Velocity Architecture.
Quem possuir um SSD NVMe poderá se beneficiar dessa novidade, que busca quebrar os limites de design dos cenários presentes nas gerações passadas - rodando em conjunto com uma placa de vídeo com suporte ao novo DirectX 12 Ultimate, sendo que no PC deverá estar instalado o driver "Standard NVM Express Controller".
Neste caso, as vantagens do DirectStorage não estarão presentes para quem permanecer no Windows 10.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: tweaktown.com, news.xbox.com