Índice do Artigo

Intel

Intel confirma CPUs Alder Lake em 10nm para esse ano - rumores indicam setembro

Intel confirma CPUs Alder Lake em 10nm para esse ano - rumores indicam setembro
Créditos: Tech Briefly

Representantes da Intel confirmaram que a produção de processadores Alder Lake na litografia de 10nm está seguindo o prazo esperado e a fabricação em volume deve acontecer na segunda metade deste ano. A declaração foi de Bob Swan, CEO interino da empresa que cede seu lugar em breve para Pat Gelsinger.

Conforme olhamos para o futuros, ficamos empolgados com as capacidades que estamos trazendo aos consumidores com o Alder Lake para mobile (notebooks) e PCs desktop e com o Sapphire Rapids para data center. Esses produtos tiram vantagem de nossa tecnologia de processo Enhanced SuperFin e numerosas melhorias arquitetônicas e ambos estão amplamente enviando amostras para consumidores.

A fala de Swan veio na mesma reunião em que Gelsinger comentou a respeito do futuro dos 7nm para a Intel, com os dois executivos mostrando seu comprometimento em sair da estagnação dos 14nm.

Nós vamos qualificar Alder Lake para desktops e notebooks para produção e começar nosso incremento no volume na segunda metade de 2021, e esperamos que a qualificação para a produção do Sapphire Rapids aconteça no final de 2021.

A chegada dos Alder Lake é especialmente importante para a Intel recuperar um pouco de sua credibilidade na evolução de seus processos que tem sido perdida com prazos não sendo cumpridos.

A empresa chegou a prometer que ia oferecer uma linha de produtos em 10nm ainda no ano de 2015, mas cinco anos depois e finalmente estamos tendo a confirmação dos Alder Lake. Os processadores dessa geração devem ser os primeiros a ter 10nm em toda a família, e finalmente passar da contagem de quatro núcleos no processo.

A arquitetura renovada também chama a atenção, porque vai usar um processo híbrido de juntar núcleos de diferentes tamanhos, grandes para performance e menores para eficiência, da mesma maneira que acontece com big.LITTLE.

Com a produção dos processadores entrando em larga escala neste ano, logo devemos ter a revelação completa das opções Alder Lake que em breve estarão disponíveis.

Via: PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções