
Intel Alder Lake-S aparece com 16 núcleos e memórias DDR5
A 12ª segunda geração Intel Core vazou no SiSoftwareNovamente um processador da 12ª geração Core para desktops, codinome Alder Lake-S, dá as caras no SiSoftware, mostrando as potenciais novidades da linha para a futura geração de CPUs da empresa. Quem achou os dados foi o usuário do Twitter @momomo_us, e estava dentro dos registros do SiSoftware SANDRA, uma base de dados de análise e testes de componentes.
O modelo que surgiu na base de dados tem como clock base 1.8GHz e boost até 4.0GHz. Há um total de 12.5MB em cache nível L2 e 30MB em nível L3. O registro também lista um gráfico "Intel AlderLake-S Mobile Graphics", descrição de provavelmente os gráficos integrados Intel Xe, rodando a 1.5GHz. No registro aparecem como sendo um total de 32 UE (unidades de execução) disponível, com um total de 256 shaders.
Outra novidade é a memória: está listado o uso de memórias DDR5, bem como o uso de um soquete LGA 1700.
Essa geração também irá introduzir uma microarquitetura híbrida, parecida com o conceito big.LITTLE usado em smartphones e tablets, com núcleos de mais performance e outros de eficiência. Apenas os núcleos de alto desempenho contariam com hyperthread, resultado na curiosa contagem de 16 núcles e 24 threads que aparece em alguns lugares do registro, enquanto em outras aparece como tendo um total de 32 threads.
Essa não é a primeira vez que temos vazamentos da 12ª geração Core. Em outubro apareceram supostas fotos dos processadores e seu novo formato. A Intel confirmou na CES 2021 que os primeiros modelos Alder Lake chegam ao mercado ainda em 2021, na segunda metade do ano, e já demonstrou uma máquina operando com a nova tecnologia. Além do DDR5, rumores indicam que pode ser introduzido a tecnologia PCI Express 5.0.
Via: Videocardz