Índice do Artigo

Games

Acordo entre Microsoft e Activision pode ser finalmente aprovado pela FTC em agosto

Acordo entre Microsoft e Activision pode ser finalmente aprovado pela FTC em agosto
Créditos: Divulgação/Activision

Anunciada em janeiro deste ano, a aquisição da Activison Blizzard pela Microsoft está prestes a passar por uma etapa importante para sua finalização. Após a Microsoft fornecer todos os dados que a Federal Trade Commission (FTC) norte-americana requisitou, o órgão tem um prazo de somente 30 dias para expressar qualquer oposição ao acordo entre as empresas.

Caso nenhuma observação seja feita durante o prazo, isso significa que a compra está aprovada pelo órgão e fica um passo mais próxima de ser totalmente finalizada. No entanto, ainda há alguns obstáculos que podem atrapalhar o avanço das negociações: segundo o site Dealreporter, que divulgou a notícia, não está claro se a Activision Blizzard também forneceu os documentos solicitados pela FTC.

Caso isso não tenha acontecido, o prazo de 30 dias corridos só vai começar a valer a partir do momento em que os documentos sejam fornecidos. Durante o período, o órgão tem três alternativas: aceitar as informações e encerrar suas investigações, negociar regras com as companhias para assegurar que o mercado vai continuar competitivo ou tentar parar o acordo através de ações em cortes federais dos Estados Unidos.

Posicionamento da FTC ainda é incerto

Até o momento não está clara qual a postura que o órgão de fiscalização norte-americano vai tomar em relação ao andamento das negociações. As investigações começaram em fevereiro deste ano, em meio a um contexto no qual o governo dos Estados Unidos promete adotar atitudes mais duras para fiscalizar os impactos da união de grandes nomes do mercado da tecnologia.

Enquanto tanto os acionistas da Microsoft quanto os da Activision Blizzard aprovaram a compra da publicadora, os processos enfrentados por ela podem acabar sendo um obstáculo para a conclusão da investigação. Em maio deste ano, por exemplo, a Cidade de Nova York iniciou uma disputa legal contra a empresa, na qual acusa o CEO Bobby Kotick de acelerar a venda para a dona do Xbox como forma de escapar de outros processos.

Caso tudo ocorra conforme as companhias esperam e a aprovação da FTC seja dada, a aquisição ainda terá que passar pelo crivo de órgãos regulatórios de outros países — o que não deve ser difícil, caso a entidade norte-americana abra o precedente. A previsão é que o processo de aquisição seja totalmente finalizado até o final do ano fiscal atual, que se encerra no dia 31 de março de 2023.
 

Via: Deal Reporter, VGC

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções