Índice do Artigo

Nintendo

Metroid Dread é o título que mais vendeu em toda a franquia

Metroid é uma das mais importantes franquias da indústria dos games. O novo título da série, Metroid Dread, lançado para Nintendo Switch, já é o jogo que mais vendeu entre todas as aventuras de Samus Aran. O título foi lançado em outubro do ano passado e já está chegando a marca de 3 milhões de unidades vendidas, ultrapassando Metroid Prime de GameCube, o queridinho em vendas até então.

O número de 2.9 milhões de cópias vendidas diz respeito ao fechamento do primeiro trimestre, terminado em março. Ou seja, Metroid Dread pode facilmente ter passado da marca do 3 milhões nesses mais de dois meses depois. Não existe um dado exato sobre as vendas de toda a franquia Metroid, que já tem 35 anos.

De acordo com o site Videogames Chronicle, nunca um título da franquia Metroid vendeu mais de 3 milhões. O site linka uma reportagem de 2007, feito pela Gamasutra, onde os desenvolvedores revelam que o primeiro Metroid Prime, até então detentor do recorde, vendeu mais de 2 milhões de cópias. Não há dúvidas de que o Nintendo Switch seja mais popular que o GameCube, então conseguimos imaginar que os números de vendas de Metroid Dread sigam subindo ainda mais.

Mesmo atingindo uma marca história para a franquia, Metroid Dread tem número tímidos comparado com outros títulos exclusivos da Nintendo, como Mario Party Superstar (6.88 milhões), The Legend of Zelda: Skyward Sword HD e suas 3.91 milhões de cópias vendidas, e Kirby: The Forgotten Land vendendo 2.1 milhões, todos títulos de Switch. Vale lembrar que os dois primeiros foram lançados em datas próximas de Metroid Dread, já o novo jogo do Kirby chegou no dia 25 de março, conseguindo um desempenho bem melhor.

No mercado britânico, por exemplo, um dos mais importantes do mundo, Metroid Dread teve o melhor lançamento de toda a franquia. O jogo também se saiu bem melhor que o último título 2D, Metroid: Samus Returns, lançado em 2017 para o 3DS, que nem chegou ao primeiro milhão de cópias vendidas.

Um definidor de gênero

Metroid é um definidor de gênero, isso é fato. Apesar dos dois primeiros títulos, Metroid para SNES (1986) e Metroid 2: Return of Samus de Game Boy (1991) inserirem a franquia no mercado, foi Super Metroid, lançado em 1994 para Super Nintendo (e um dos meus jogos favoritos), que mudou como uma aventura 2D era feita. O jogo trouxe um mapa enorme, com progressão não linear, proporcionando uma exploração sem igual para a época.

Depois de tamanha importância, e a junção com a franquia Castlevania, o gênero Metroidvania surgiu e nos proporcionou diversos títulos relevantes e memoráveis. O mais recente, e que sempre é lembrado, foi Hollow Knight, que trouxe os exatos elementos estabelecidos por Metroid. O gênero conta com cada vais mais títulos, que acabam se misturando com elementos rogue-like e souls-like.

Via: VGC

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções