- Publicidade -

Windows 11: como gravar a tela do PC sem baixar aplicativos

Aplicativos nativos ou gratuitos permitem que você use esse recurso com facilidade. Veja no passo a passo como fazer isso

Gravar a tela do PC não precisa ser um processo trabalhoso. Pouca gente sabe, mas no Windows 11 é possível fazer isso utilizando o Xbox Game Bar ou até mesmo o PowerPoint. Se você preferir, aplicativos de outros desenvolvedores, como o OBS Studio, também servem para essa finalidade.

A boa notícia é que não precisa ter nenhuma experiência em edição de vídeo ou softwares avançados para realizar essa tarefa. Gravar a tela do PC é útil para mostrar cenas dos seus jogos, capturas de tela de projetos específicos ou mesmo ensinar outras pessoas como fazer certas ações no sistema operacional.

Neste tutorial vamos aprender as várias formas possíveis de como capturar a tela no PC.

Veja também: Windows 11: como mudar a taxa de atualização da tela

Como gravar a tela do PC usando o Xbox Game Bar

Ainda que o Windows 11 não tenha uma ferramenta específica de gravação de tela no PC, o sistema operacional traz o Xbox Game Bar, um aplicativo voltado para jogos e que tem essa finalidade. Porém, ele tem algumas limitações: o Xbox Game Bar só grava janelas ativas, o que não compreende a Área de Trabalho e o Explorador de Arquivos. Veja como utilizá-lo.

Passo 1. Pressione as teclas WINDOWS + G para abrir o Xbox Game Bar.

- Continua após a publicidade -

Passo 2. Clique no botão “Iniciar Gravação”, no canto superior esquerdo da tela. Se preferir, pressione WINDOWS + ALT + R.

Gravação de tela no Windows 11

Passo 3. Para parar a gravação, basta clicar no mesmo botão. Uma notificação informará que um clipe de vídeo foi gravado.

Os conteúdos são salvos por padrão no seguinte endereço: Drive C / Usuários / Nome de Usuário / Vídeos / Capturas.

Veja também: Windows 11: como mudar a velocidade do ponteiro do mouse

- Continua após a publicidade -

Como gravar a tela do PC usando o Microsoft Power Point

Bastante popular, o Microsoft Power Point é o aplicativo da empresa utilizado para preparar apresentações e ele também conta com recurso de gravação de tela no PC. A proposta do app é simplificar a vida de quem quer inserir vídeos em um slideshow, mas você pode salvar o conteúdo capturado à parte.

Passo 1. Abra o Microsoft Power Point.

Passo 2. Abra um novo arquivo ou algum já existente e selecione um slide para adicionar a tela que será gravada.

Passo 3. Clique na guia “Inserir” e no canto superior direito localize a opção "Gravação de Tela".

Passo 4. Utilize as opções “Audio” e “Gravar Ponteiro” para habilitar ou desabilitar esses recursos – por padrão, ambos estão habilitados.

Passo 5. Em seguida, clique em “Selecionar Área” e escolha a parte da tela na qual deseja gravar o vídeo. Se quiser gravar a tela inteira, pressione WINDOWS + SHIFT + F.

Passo 6. Clique em “Gravar” para começar e pressione “Parar” para encerrar a gravação. Outra possibilidade de encerrar a gravação é pressionando as teclas WINDOWS + SHIFT + Q.

O vídeo gravado será automaticamente adicionado ao slide. Se você quiser salvá-lo no computador como um vídeo independente, clique sobre o vídeo com o botão direito do mouse e escolha “Salvar mídia como...”. Dê um nome ao arquivo, escolha a pasta de destino e clique em “Salvar”.

Windows 11: recurso de segurança Smart App Control requer reinstalação do sistema

Windows 11: recurso de segurança Smart App Control requer reinstalação do sistema
Recurso está em fase de testes no Programa Windows Insider e virá habilitado por padrão em novos PCs

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Wikerson Landim

    Wikerson Landim

    Jornalista desde 2003 e atual Editor dos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas, assume o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.