Índice do Artigo

Variedades

Governo anuncia redução de 10% no imposto de importação de computadores e celulares

Governo anuncia redução de 10% no imposto de importação de computadores e celulares
Créditos: Divulgação/Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O governo brasileiro aprovou na última quinta-feira (17) uma medida que vai reduzir em 10% o imposto de importação sobre bens de capital e equipamentos de informática e telecomunicações adquiridos no exterior. Isso deve baratear não somente os aparelhos que chegam às lojas, mas também beneficiar a cadeia produtiva que depende de máquinas e equipamentos produzidos por outros países.

A medida foi aprovada em uma reunião do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex). Em nota, o Ministério afirmou que a decisão tem como objetivo responder à desvalorização do real no último ano, que fez com que os produtos afetados tivessem uma alta considerável de preços.

A previsão do Ministério da Economia é que os preços aos consumidores devem ficar de 2% a 5% mais baratos, ao custo da perda de R$ 1,4 bilhão em arrecadação em 2022. A medida deve afetar um total de 1.495 produtos, incluindo subtipos, e não vai depender da elevação de outros impostos ou cortes de gastos para compensar a perda de arrecadação.

Itens com tarifas menores serão os maiores beneficiados

Conforme explica a Agência Brasil, atualmente as tarifas de importação dos produtos afetados pela medida variam de 0 a 16%. “Com a redução, uma máquina que paga 10% de imposto para entrar no país pagará 9%. Um eletrônico tarifado em 16% passará a ser tarifado em 14%. Os itens tarifados em 2% terão redução maior e terão a alíquota zerada”, explica a agência.

Segundo o Ministério da Economia, celulares e computadores do tipo laptop vão ter seu Imposto de Importação reduzido de 16% para 14,4%. Já os equipamentos médicos como microscópios ópticos e máquinas de raio-X reduzirão de 14% para 12,6% a alíquota cobrada de importadores. A previsão é que os efeitos da medida entrem em vigor a partir do dia 25 de março, 7 dias após a publicação da decisão no Diário Oficial da União.

Enquanto consumidores finais devem ser beneficiados por pequenas reduções de preços, os principais beneficiados vão ser empresas que dependem de bens de capital estrangeiros. Segundo o Ministério, maquinários para fabricação de pães e cerveja e aqueles relacionados à construção civil — guindastes, escavadeiras, empilhadeiras, locomotivas e contêineres — terão reduções notáveis em seus preços.
 

Via: Agência Brasil

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções