Créditos: Divulgação/Brett Hondow/PIxabay
- Publicidade -

Sistemas com Intel Alder Lake não conseguem rodar Blu-rays em Ultra HD

Fim do suporte ao Intel SGX impede que a verificação dos discos seja concluída
Por Felipe Gugelmin 17/01/2022 13:16 | atualizado 17/01/2022 13:16 Comentários Reportar erro

Caso você esteja pretendendo fazer um upgrade para a 12ª Geração de processadores Core da Intel e use seu PC como central de entretenimento, é bom ficar atento a uma limitação da linha. Embora poderosas, as CPUs Alder Lake chegam às lojas sem a capacidade de reproduzir Blu-rays feitos para a resolução Ultra HD.

O motivo é simples: a Intel decidiu encerrar o suporte às suas Software Guarded Extensions (SGX), que garantiam a compatibilidade com o formato. Nas proteções de DRM especificadas pela Blu-ray Disc Association, o recurso é necessário para garantir a autenticidade de discos e evitar que cópias piratas sejam usadas.

Além do SGX, os discos exigem verificações como o HDCP (High-Bandwith Digital Content Protection) 2.2 e a AACS (Advanced Acces Content System) 2.0 para funcionar corretamente. Como a solução de verificação de direitos digitais é propositadamente complexa e construída em camadas, não basta que somente uma delas esteja presente para que os discos possam ser reproduzidos.

SGX foi removido por questões de segurança

Enquanto o fim do suporte ao SGX pode parecer uma decisão equivocada da Intel, na prática ela se trata de uma solução encontrada pela empresa para aumentar a segurança de computadores. Em anos recentes, as falhas do sistema permitiram a construção de diversos malwares que viam nele uma porta de entrada fácil para diversos sistemas.

Na prática, o suporte à tecnologia já havia sido abandonado pela Intel na 11ª Geração de seus processadores (Rocket Lake), mas a questão parecia ter sido largamente ignorada até o momento. Enquanto isso não deve implicar em problemas para quem já adotou centrais de entretenimento completamente digitais, aqueles que ainda querem usar seus leitores de disco devem ficar atentos.

- Continua após a publicidade -

Segundo o site Tom’s Hardware, é pouco provável que o SGX volte a ser suportado, dado os riscos de segurança associados. Assim, entusiastas dos Blu-rays em Ultra HD devem evitar fazer upgrades de seus sistemas ou optar por processadores de 7ª, 8ª, 9ª e 10ª geração para montar novas centrais de entretenimento, se a montagem de um novo computador se mostrar necessária.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.