Créditos: Divulgação/Intel

Celeron de 12ª Geração da Intel iguala o Core i9-10900k em benchmark single-core

O modelo mais básico da linha Alder Lake mostra a evolução da Intel em anos recentes
Por Felipe Gugelmin 14/01/2022 09:59 | atualizado 14/01/2022 09:59 Comentários Reportar erro

Embora a linha Core da Intel costume ganhar os holofotes quando se fala nas tecnologias da empresa, ela continua a apostar em modelos mais modestos como o Pentium e o Celeron. E, se depender o que mostram os resultados registrados pelo Geekbench 5, há bons motivos para ficar de olhos nesses dispositivos, especialmente no modelo Celeron GC6900.

Vendido a US$ 42 e apresentando dois núcleos Golden Cove, o modelo não traz tecnologia como o Hyper Treading, tampouco o boost visto em outros modelos da fabricante, operando na frequência fixa de 3.5 GHz. No entanto, isso não impediu ele de ser capaz de exibir resultados semelhantes ao poderoso Core i9-10900k em benchmarks que avaliam o desempenho single-core de CPUs, contanto que as condições certas se apresentem.

Para chegar ao resultado, o Celeron GC6900 foi usado junto à placa-mãe ASRock Z690M Phantom Gaming 4, que permitiu elevar sua frequência a 4.4 GHz. O dispositivo também foi combinado a 16 GB de memória RAM (com frequência não divulgada), obtendo 1.391 e 1.408 pontos nos testes single-core do Geekbench 5 — em comparação, o Core i9-10900k tem pontuação média de 1.393 no mesmo teste.

Testes mostram evolução dos hardwares da Intel 

Enquanto o desempenho das duas GPUs pode ser semelhante em benchmarks, na prática o dispositivo da linha Celeron sequer se aproxima do poder do Core i9-10900k. Apesar de se basear em uma arquitetura mais antiga, ele traz uma quantidade mais generosa de núcleos de processamento e tecnologias que o ajudam a entregar um poder significativamente maior.

- Continua após a publicidade -

Isso não significa que o teste não tem seus méritos: ele mostra como a linha Core de 12ª Geração (Alder Lake) evoluiu em relação à 10ª Geração (Comet Lake) e traz benefícios até mesmo para hardwares considerados de entrada. Segundo os testes, o desempenho single Core do G6900 é somente 5% menor do que o Ryzen 5 5600G da AMD (Zen 3 a 4.4 GHz), superando por pouco o Ryzen 7 3800XT (Zen 2 a 4,7 GHz).

O Celeron G6900 é considerado o modelo de entrada mais básico da 12ª Geração de processadores da linha Core, e dificilmente deve marcar presença em um setup especializado em games. No entanto, ele é representativo das evoluções que o mercado de CPUs teve em anos recentes, e dá boas perspectivas dos ganhos que a linha mais recente da Intel pode trazer.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware, PC Gamer
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.