Créditos: Intel

Intel deve eliminar AVX-512 em CPUs Alder Lake com atualização de BIOS em placas-mãe

Apesar de bons resultados em alguns testes, as instruções serão desativadas

Conforme relatado pelo portal Igorslab, a Intel está supostamente desativando as instruções AVX-512 em seus processadores Alder Lake de forma definitiva. Para fazer isso, será lançado uma nova atualização de microcódigo para todas as placas-mãe com suporte para Alder Lake que impedem o sucesso de qualquer solução alternativa de ativação das instruções AVX-512. Além disso, a empresa focou muito em trazer as instruções AVX-512 para os consumidores convencionais com os processadores Rocket Lake.

As instruções AVX-512 tem sido uma história estranha para a Intel em sua plataforma Alder Lake da 12ª Geração. Em publicação divulgada, a Intel disse que as instruções AVX-512 FMA são totalmente integradas aos núcleos Golden Cove dos processadores Alder Lake, o conjunto de instruções AVX-512 foi fisicamente desativado sem nenhuma maneira de ser ativado via BIOS ou outro método.

No entanto, não demorou muito para que os usuários dos processadores Alder Lake percebessem que desabilitar os E-cores na BIOS da placa-mãe abriu a opção de habilitar o AVX-512 nos P-cores de qualquer maneira. De acordo com outro relatório do IgorsLab, isso pode ter sido um “acidente” por parte da Intel. Os fabricantes de placas-mãe podem reativar o AVX-512 com hacks para o microcódigo na UEFI / BIOS da placa-mãe. Quase todos os fornecedores de placas-mãe tiraram vantagem disso. A Intel, no entanto, foi firme em sua posição de que os processadores Alder Laker não oferecem suporte oficialmente para as instruções AVX-512, e habilitar o conjunto de instruções pode levar a erros ou danos ao sistema.

AVX-512 apresenta bom desempenho em certas aplicações

O que é ainda mais bizarro é que o desempenho do conjunto de instruções AVX-512, em cargas de trabalho específicas, é muito eficaz. Por exemplo, utilizando um emulador de código aberto do PlayStation 3, o RPCS3, descobriu-se melhorias significativas no desempenho de emulação uma vez quando o desenvolvedor habilitou o AVX-512 em um Core i9-12900K.

- Continua após a publicidade -

O portal IgorLabs também apontou os pontos fortes do AVX-512 em processadores Alder Lake.. A publicação alemã observou que a eficiência energética com AVX-512 era melhor do que utilizando instruções AVX2. Bem diferente da implementação nos processadores Rocket Lake, onde as instruções AVX-512 eram bastante ineficientes do ponto de vista energético.

Lembre-se de que nem todas as cargas de trabalho se beneficiam do AVX-512. Portanto, não podemos presumir que os E-cores são ruins e desativá-los por causa do AVX-512 é uma boa alternativa. Ainda há muitas cargas de trabalho que se beneficiam de ter os P-cores e os E-cores trabalhando em conjunto.

No final das contas, a Intel não implementou o conjunto de instruções AVX-512 no silício dos Alder Lake, e a Intel está fazendo o seu melhor para eliminar definitivamente a funcionalidade das instruções AVX-512 em um futuro próximo. 

Intel demonstra SSD PCIe 5.0 atingindo incríveis 13GB/s em sistema Alder Lake

Intel demonstra SSD PCIe 5.0 atingindo incríveis 13GB/s em sistema Alder Lake
Espera até ver o resultado de duas juntas

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.