Índice do Artigo

AMD

Vazam primeiras imagens do processador AMD Ryzen 7000 "Raphael" com soquete AM5

Vazam primeiras imagens do processador AMD Ryzen 7000 "Raphael" com soquete AM5
Créditos: AMD/ExecutableFix

Vazamentos recentes já indicavam que a 7ª geração de CPUs da AMD, codinome Raphael, chegariam ao mercado com novidades interessantes para os usuários. Hoje, dia 31, vazaram as primeiras imagens do processador Ryzen 7000 com arquitetura Zen4, apresentando algumas mudanças significativas de design e a estreia o soquete AM5, com sistema LGA (Land Grid Array), similar ao utilizado pela Intel.


Renderização feita pelo usuário ExecutableFix do AMD Ryzen 7000 (Créditos: ExecutableFiz/AMD)

As imagens foram renderizadas pelo usuário ExecutableFix e mostram além do sistema LGA, o dissipador de calor integrado (IHS) do processador. O usuário é responsável por uma série de leaks que usualmente são provados como verdadeiros mais tarde. Portanto, apesar da AMD não ter confirmado nada oficialmente, é possível especularmos que as imagens divulgadas são verdadeiras.

O IHS presente nos novos CPUs Ryzen 7000 da AMD são semelhantes ao design Skylake-X HEDT da Intel, que servem para dissipar o calor do die de forma eficiente. O modelo Skylake-X, foi descontinuado pela Intel e possui um substrato duplo no seu interior, protegido pelo IHS. Até o momento não temos uma razão pela escolha de design da AMD, por isso será necessário aguardar as informações oficiais da empresa, para obtermos respostas em relação à escolha do design.


Imagem mostra semelhança na estrutura do HIS entre o processador da Intel e as fotos vazadas do AMD Ryzen 7000 (Créditos: Intel)

A mudança no soquete já era aguardada, pois informações vazadas na semana passada, no Twitter do usuário ExecutableFix, já falavam sobre a alteração. Com a chegada do processador AMD Ryzen 7000, teremos soquete LGA-1718, com 1.718 contatos. Isso significa aumento de cerca de 29% em relação ao AM4, que possui 1.331 contatos. 

Além disso, o conjunto de vazamentos recentes mencionam suporte a DDR5 em dual-channel, PCIe 5.0 e presença de gráficos integrados baseados na arquitetura Navi2, onde todos os processadores Ryzen 7000 contariam com uma iGPU. Se todos os rumores se provarem verdadeiros, essa será uma das maiores mudanças na linha Ryzen em muitos anos.

YouTube video

Via: Techpowerup

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções