Créditos: Rock Paper Shotgun

AMD pode passar para sistema LGA em seu soquete AM5 - o mesmo da Intel

Se for verdade, mudança traz salto no número de contatos e suporte a DDR5

A AMD pode passar a usar tecnologia LGA na próxima geração dos soquetes para seus processadores, a AM5. A sigla, que significa Land Grid Array, é a mesma usada pela Intel há anos, e pode marcar uma grande mudança para o lado vermelho da força depois de uma década usando PGA (Pin Grid Array).

Como podemos ver no tweet acima, a informação vem de ExecutableFix, uma conta no Twitter que já acertou vazamentos e rumores no passado, então vale a pena ficar atento - ao mesmo tempo em que é importante manter um "pé atrás", uma vez que não é nada oficial. 

Em seu tweet, o "vazador" diz que teremos um LGA-1718, o que significa um soquete com 1.718 contatos. Isso representa um aumento de mais ou menos 29% em relação ao AM4, que conta com 1.331 contatos. Não foi divulgado um motivo para essa mudança de tecnologia no vazamento, mas, se a informação for confirmada, podemos ter certeza que a AMD vai dedicar um bom tempo em suas apresentações para explicar o porquê da migração e quais melhorias espera trazer com o novo formato.

Também no tweet é mencionado suporte a DDR5 em dual-channel, algo bem mais esperado para a próxima geração da AMD. As fabricantes de memória têm divulgado seu progresso no desenvolvimento do novo formato de módulos de RAM há tempos, então é claro que AMD e Intel se preparam para recebê-los. A Intel já confirmou que sua 12ª geração Alder Lake de processadores vai suportar as DDR5 ainda neste ano, então estamos esperando ainda alguma divulgação de maior peso da AMD.

- Continua após a publicidade -

ExecutableFix diz também que o soquete AM5 vai manter o suporte no PCIe 4.0 e não avançar para o PCIe 5.0, o que faz muito sentido. A interface atual ainda dá conta com tranquilidade do hardware que temos atualmente disponível, se antecipar para o PCIe 5.0 geraria custos e tornaria as placas mais caras sem oferecer muito retorno ao usuário.

Por fim, o usuário cita também que os chipsets nos soquetes AM5 vão ser de série 600, outra informação dentro do antecipado.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.