Índice do Artigo

AMD

AMD pode passar para sistema LGA em seu soquete AM5 - o mesmo da Intel

AMD pode passar para sistema LGA em seu soquete AM5 - o mesmo da Intel
Créditos: Rock Paper Shotgun

A AMD pode passar a usar tecnologia LGA na próxima geração dos soquetes para seus processadores, a AM5. A sigla, que significa Land Grid Array, é a mesma usada pela Intel há anos, e pode marcar uma grande mudança para o lado vermelho da força depois de uma década usando PGA (Pin Grid Array).

Como podemos ver no tweet acima, a informação vem de ExecutableFix, uma conta no Twitter que já acertou vazamentos e rumores no passado, então vale a pena ficar atento – ao mesmo tempo em que é importante manter um “pé atrás”, uma vez que não é nada oficial. 

Em seu tweet, o “vazador” diz que teremos um LGA-1718, o que significa um soquete com 1.718 contatos. Isso representa um aumento de mais ou menos 29% em relação ao AM4, que conta com 1.331 contatos. Não foi divulgado um motivo para essa mudança de tecnologia no vazamento, mas, se a informação for confirmada, podemos ter certeza que a AMD vai dedicar um bom tempo em suas apresentações para explicar o porquê da migração e quais melhorias espera trazer com o novo formato.

Também no tweet é mencionado suporte a DDR5 em dual-channel, algo bem mais esperado para a próxima geração da AMD. As fabricantes de memória têm divulgado seu progresso no desenvolvimento do novo formato de módulos de RAM há tempos, então é claro que AMD e Intel se preparam para recebê-los. A Intel já confirmou que sua 12ª geração Alder Lake de processadores vai suportar as DDR5 ainda neste ano, então estamos esperando ainda alguma divulgação de maior peso da AMD.

ExecutableFix diz também que o soquete AM5 vai manter o suporte no PCIe 4.0 e não avançar para o PCIe 5.0, o que faz muito sentido. A interface atual ainda dá conta com tranquilidade do hardware que temos atualmente disponível, se antecipar para o PCIe 5.0 geraria custos e tornaria as placas mais caras sem oferecer muito retorno ao usuário.

Por fim, o usuário cita também que os chipsets nos soquetes AM5 vão ser de série 600, outra informação dentro do antecipado.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções