Créditos: VideoCardz

Módulos DDR5 da Kingston ficam um passo mais próximos de chegar ao mercado

Fabricante anuncia envio de unidades prontas para qualificação de parceiros

A Kingston divulgou nessa semana que seus módulos DDR5 de memória RAM devem chegar ao mercado em breve. A empresa deu um passo importante na disponibilização dos produtos, que foi o de enviar unidades prontas para overclock para suas parceiras que fabricam placas-mãe fazerem a qualificação dos produtos. Segundo a Kingston, seus primeiros módulos DDR5 devem chegar ao mercado no terceiro trimestre deste ano.

Isso significa que as grandes fabricantes de placa-mãe já estão preparando seus produtos para serem compatíveis com a próxima geração de memórias RAM pela Kingston, inclusive para a realização de overclock nos módulos. A Kingston informa que projetou um perfil XMP predefinido para suas memórias, mas também permite que parceiras definam o gerenciamento de energia manualmente para suas especificações. A geração DDR5 de memórias acompanha a tensão padrão de 1,1V.

Para a validação de suas memórias DDR5, a Kingston se gaba de sua longa tradição no mercado e o tamanho de seu market share. De fato, a otimização de uma nova geração de produtos requer um amparo de todo o ecossistema que resulta no PC doméstico, e a Kingston diz que conta com "laços estreitos" com as principais fabricantes de placas-mãe e chipsets do mundo, estabelecidos ao longo de 33 anos de história.

A empresa conta com 80% de presença no mercado, segundo dados de setembro de 2020, o que por si só seria suficiente para garantir a preocupação das parcerias em garantirem que seus produtos estão devidamente prontos para receber seus novos componentes. Mas não apenas isso, a Kingston é também membro da JEDEC há anos, o órgão que define os padrões de indústria para cada nova geração de memórias.

Em sua divulgação sobre sua próxima geração de memórias, a Kingston não mencionou diretamente sua marca especialmente voltada pra games HyperX. A marca está em processo de venda para a HP, mas isso vai valer apenas para os periféricos - a linha de memórias continua sob a tutela da Kingston. Então, por mais que a empresa não tenha mencionado diretamente, também podemos esperar memórias HyperX DDR5 no terceiro trimestre de 2021.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.