Índice do Artigo

AMD

Der8auer alcança 3225 MHz numa RX 6900 XT Liquid Devil Ultimate e bate recorde

Der8auer alcança 3225 MHz numa RX 6900 XT Liquid Devil Ultimate e bate recorde
Créditos: Der8auer

Roman Hartung, mais conhecido na comunidade do hardware como “der8auer“, estabeleceu um novo recorde de clock de GPU usando uma placa Radeon, da AMD. O overclocker pegou uma PowerColor RX 6900 XT Liquid Devil Ultimate e conseguiu empurrar a velocidade de sua unidade de processamento até os 3225 MHz, acompanhado de nitrogênio líquido apra resfriar a placa.

YouTube video

O vídeo acima mostra o processo. Claro que esse tipo de overclock é muito mais um “esporte” do que uma solução para uso prático, e o “der8auer” é um grande “atleta” nessa área. A RX 6900 XT Liquid Devil Ultimate é, atualmente, o modelo dessa GPU que oferece o melhor bin, com uma Navi 21 XTXH (ID 0x73AF), e por isso foi o hardware escolhido para o feito.

A placa já vem com resfriamento líquido, mas nada comparado com a solução caseira com LN2 que o overclocker construiu para a placa. O estimado é que a substância consegue abaixar a temperatura da GPU para temperaturas menores que -87ºC, e isso tudo feito sem sacrificar as luzinhas coloridas.

A contagem do clock da placa foi acompanhada pelo GPU-Z, que também mostra uma temperatura muito interessante para a placa.

Hartung conseguiu fama no mundo do hardware por feitos impressionantes de overclock como este, mas ele também trabalha com conteúdos bastante informativos e sabe ser didático a respeito de detalhes complexos do mundo dos processadores, sejam computacionais ou gráficos.

O youtuber faz bastante delid também, para averiguar se consegue alcançar performances melhores com processadores sem suas “tampas”. Recentemente ele conseguiu obter resultados positivos com o delid de um Intel Core i9-11900K.

Mas, antes disso, tivemos um vídeo bem interessante de “der8auer” falando dos pormenores das verdadeiras diferenças que existem entre processos de litografia na fabricação dos componentes, que vale a pena relembrar para quem já viu e conhecer para quem ainda não viu.

Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções