Créditos: Der8auer

Der8auer alcança 3225 MHz numa RX 6900 XT Liquid Devil Ultimate e bate recorde

Usando uma placa da PowerColor e LN2, famoso overclocker estabelece novo recorde

Roman Hartung, mais conhecido na comunidade do hardware como "der8auer", estabeleceu um novo recorde de clock de GPU usando uma placa Radeon, da AMD. O overclocker pegou uma PowerColor RX 6900 XT Liquid Devil Ultimate e conseguiu empurrar a velocidade de sua unidade de processamento até os 3225 MHz, acompanhado de nitrogênio líquido apra resfriar a placa.

O vídeo acima mostra o processo. Claro que esse tipo de overclock é muito mais um "esporte" do que uma solução para uso prático, e o "der8auer" é um grande "atleta" nessa área. A RX 6900 XT Liquid Devil Ultimate é, atualmente, o modelo dessa GPU que oferece o melhor bin, com uma Navi 21 XTXH (ID 0x73AF), e por isso foi o hardware escolhido para o feito.

A placa já vem com resfriamento líquido, mas nada comparado com a solução caseira com LN2 que o overclocker construiu para a placa. O estimado é que a substância consegue abaixar a temperatura da GPU para temperaturas menores que -87ºC, e isso tudo feito sem sacrificar as luzinhas coloridas.

A contagem do clock da placa foi acompanhada pelo GPU-Z, que também mostra uma temperatura muito interessante para a placa.

- Continua após a publicidade -

Hartung conseguiu fama no mundo do hardware por feitos impressionantes de overclock como este, mas ele também trabalha com conteúdos bastante informativos e sabe ser didático a respeito de detalhes complexos do mundo dos processadores, sejam computacionais ou gráficos.

O youtuber faz bastante delid também, para averiguar se consegue alcançar performances melhores com processadores sem suas "tampas". Recentemente ele conseguiu obter resultados positivos com o delid de um Intel Core i9-11900K.

Mas, antes disso, tivemos um vídeo bem interessante de "der8auer" falando dos pormenores das verdadeiras diferenças que existem entre processos de litografia na fabricação dos componentes, que vale a pena relembrar para quem já viu e conhecer para quem ainda não viu.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.