Créditos: der8auer/Youtube

Overclocker faz arriscado Delid de um Core i9-11900K e alcança bons resultados

Ele conseguiu uma queda e temperatura de até 12ºC em teste
Por Diego Amorim 14/04/2021 10:07 | atualizado 15/04/2021 08:00 Comentários Reportar erro

Ainda no dia 30 de março, um famoso overclocker alemão der8auer postou um vídeo em seu canal do Youtube mostrando sua tentativa de realizar um Delid no Intel Core i9-11900K da nova geração Rocket Lake. Os resultados atingidos foram impressionantes, no entanto, esse processo é especialmente arriscado nessa CPU graças à maior complexidade do PCB.

Ao contrário dos processadores da Intel de 9ª e 10ª geração, o heat spreader do i9 11-900K está muito próximo de vários capacitores SMD (Surface Mounted Device) que são extremamente delicados. Logo, é muito provável que, ao retirar o heat spreader, um desses capacitores possam ser danificados. Apesar disso, der8auer conseguir realizar o procedimento com sucesso.


Imagem: der8auer/Youtube

Além de todo o cuidado que o overclocker teria para não danificar nenhum SMD, ele também teve que aplicar uma pressão muito acima da comum para descolar o heat spreader do PCB do processador. Mesmo assim, ele também teve que levar o componente ao forno em uma temperatura de 170º C para conseguir derreter a cola do PCB e "abrir" de fato o i9-11900K. O der8auer também ressaltou que não recomenda que a maior parte das pessoas tentem fazer o mesmo que ele, por ser muito arriscado para a saúde do processador. 


Imagem: der8auer/Youtube

- Continua após a publicidade -

Depois de finalizar o processo e aplicar metal líquido entre o PCB e o heat spreader, o overclocker mostrou uma importante queda na temperatura (cerca de 10 a 12ºC) operando em estresse pelo Cinebench. Normalmente, esse tipo de processo em CPUs reduzem as temperaturas em cerca de 5ºC, então os resultados foram realmente impressionantes.


Aplicação de metal líquido (Imagem: der8auer/Youtube)


Redução das temperaturas no Cinebench (Imagem: der8auer/Youtube)

Intel Core i9-11900K atinge novo recorde mundial
 e chega a 7.3GHz de overclock

Mesmo sendo um processo muito arriscado, o Delid do Intel Core i9-11900K realmente trouxe resultados muito interessantes e acima da média que podem fazer alguns usuários se desbravarem nessa área. No entanto, é bom lembrar que der8auer já é muito experiente nesse tipo de procedimento e, mesmo assim, ainda haviam chances de prejudicar o funcionamento do processador.

Via: Tom's Hardware Fonte: der8auer (Youtube)
Assuntos
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.