Créditos: Reprodução/Windows Store

Microsoft trabalha em grande reformulação para a loja do Windows [RUMOR]

A empresa quer tornar o espaço mais aberto e convidativo para desenvolvedores e usuários
Por Felipe Gugelmin 20/04/2021 19:59 | atualizado 20/04/2021 19:59 Comentários Reportar erro

A Microsoft está trabalhando em uma grande reformulação da Microsoft Store para o Windows 10 que deve ajudá-la a ser mais aberta a jogos e aplicativos de companhias terceiras. Segundo relatos publicados pelo Windows Central, a mudança seria não somente visual, mas também nas políticas de quais tipos de softwares podem ser submetidos para integrar o espaço.

Além disso, a mudança também focaria em oferecer uma experiência de uso mais rápida e atraentes. O site reporta que a nova versão da loja deve seguir a mesma linguagem visual da atualização Sun Valley, que deve renovar a interface do Windows 10 como um todo a partir do final de 2021.

A nova Microsoft Store continuará sendo um aplicativo baseado na UWP (Plataforma Universal do Windows), mas passará a receber atualizações frequentes em ritmo mensal, bem como transformações mais frequentes. A intenção da Microsoft é facilitar aspectos como o download de arquivos grandes, além de agilizar o processo de instalação de aplicativos.

Microsoft Store quer ser um espaço aberto

Segundo o Windows Central, a versão remodela da loja deve se mostrar um espaço mais aberto para desenvolvedores, o que inclui a aceitação de aplicativos no formato Win32 que não são “reembalados” no formato MSXI. Além disso, uma própria rede de distribuição de atualizações (DPN) deve ser oferecida como forma de permitir que desenvolvedores tragam versões novas de seus produtos de maneira mais rápida.

Imagem: Reprodução/Windows Store

Para completar, a mudança mais substancial deve ser na liberação do uso de plataformas de vendas alheias a seu sistema nos apps e games disponíveis. Com isso, desenvolvedores poderão evitar completamente a possibilidade de dar uma parte de seus lucros para a Microsoft, em um movimento inédito na indústria.

- Continua após a publicidade -

A ideia central da nova Windows Store é ser uma plataforma aberta que oferece a melhor experiência de uso possível para usuários do Windows 10. Com a reformulação, a empresa também deve centralizar nela alguns de seus principais produtos, como o Teams, o navegador Edge e o pacote Office. A previsão é que os planos da empresa vão ser revelados oficialmente durante a conferência Build 2021, marcada para começar no dia 25 de maio.

Fonte: Windows Central
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.