Créditos: Reprodução/Microsoft

Update do Windows 10 causa queda na taxa de fps em jogos e outros problemas

Atualização KB5001330 para o Windows 10 20H2 e Windows 10 v2004 disponibilizada no último dia 13 pela Microsoft
Por Fabio Rosolen 19/04/2021 11:56 | atualizado 19/04/2021 11:57 Comentários Reportar erro

A atualização KB5001330 para o Windows 10 20H2 e Windows 10 v2004 disponibilizada no último dia 13 como parte do ciclo mensal de atualizações da Microsoft vem causando alguns problemas para os usuários, como quedas na taxa de fps e “engasgos” durante a execução de jogos e a chamada tela azul da morte (BSOD).

De acordo com a Microsoft, a atualização KB5001330 disponibilizada na última terça-feira traz correções para diversos bugs e falhas de segurança. Como nem tudo é perfeito, a atualização também vem causando problemas em muitos PCs. Muitos usuários relataram que não foi possível instalar a atualização, com o Windows Update exibindo códigos de erro como 0x800f081f, 0x800f0984 e 0x800f0922.

Já para quem conseguiu instalá-la, os problemas só começaram. Relatos de usuários no Reddit, na comunidade técnica da Microsoft e em redes sociais mencionam a ocorrência de diversos problemas após a instalação da atualização KB5001330 no Windows 10 20H2 e Windows 10 v2004.

Um destes problemas é o chamado “bug do perfil temporário”, que basicamente faz com que o sistema operacional crie um novo perfil de usuário depois que o computador é reinicializado após a instalação da atualização. Neste caso o usuário acaba recebendo uma mensagem de erro dizendo algo como “o serviço de perfil de usuário falhou” e que “o perfil do usuário não pode ser carregado”. Um problema similar já havia sido relatado pelos usuários em novembro passado. 

Para os gamers, a instalação da atualização basicamente causa queda na taxa de fps durante a execução de jogos. Em alguns casos o jogo em execução fica dando alguns “engasgos” (stutter) caso o V-Sync esteja habilitado, por exemplo. Um usuário relatou que este problema ocorreu durante a execução do jogo DOOM Eternal, enquanto outro relatou a queda na taxa de fps durante a execução do jogo Call of Duty: Warzone. Neste último caso a taxa de fps caiu de 90fps em média para 75fps ou para abaixo de 60fps com V-Sync desabilitado.

- Continua após a publicidade -

Além disso, alguns usuários também relataram a ocorrência da chamada tela azul da morte (BSOD) em PCs equipados com processadores da AMD, como os baseados nas arquiteturas Zen 2 e Zen 3. Em alguns casos o sistema tenta reiniciar após a tela azul, mas o problema ocorre novamente e ele basicamente fica preso em um loop.

Outro problema causado pela atualização KB5001330 pode impedir o acesso a pastas compartilhadas em uma rede. Até que uma solução definitiva seja disponibilizada, os usuários que tiveram seus PCs afetados pelos problemas mencionados neste post podem desinstalar a atualização seguindo os passos abaixo:

- Acesse o Windows Update no aplicativo Configurações e clique em Exibir histórico de atualização:

Update do Windows 10 causa queda na taxa de fps em jogos e outros problemas
Reprodução/Fabio Rosolen

- Clique no link Desinstalar atualizações:

- Continua após a publicidade -

Update do Windows 10 causa queda na taxa de fps em jogos e outros problemas
Reprodução/Fabio Rosolen

- Localize a atualização KB5001330 na lista e clique em Desinstalar:

Update do Windows 10 causa queda na taxa de fps em jogos e outros problemas
Reprodução/Fabio Rosolen

Fonte: PC Gamer, Windows Latest
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.