Créditos: ASUS

Asus lança placa de vídeo para mineração com chip NVIDIA CMP 30HX

A GPU deve chegar ao mercado em maio
Por Diego Amorim 18/04/2021 15:56 | atualizado 18/04/2021 19:55 Comentários Reportar erro

Ainda hoje (18) a ASUS enviou algumas fotos para o site VideoCardz do seu modelo da NVIDIA CMP 30HX, a placa de vídeo produzida exclusivamente para mineradores. Seu visual é bem semelhante à GTX 1660 SUPER DUAL EVO da ASUS, e a GPU conta com 6GB de VRAM em GDDR6 e frequência de operação de até 1785 MHz.


Imagem: VideoCardz/Reprodução

A CMP 30HX da ASUS não conta com nenhuma conexão para saída de vídeo (HDMI, DisplayPort, etc.) o que não é exatamente uma surpresa por se tratar de uma GPU feita para mineração de criptomoedas. Ao contrário do que muitos esperavam, a placa de vídeo é relativamente compacta com apenas duas ventoinhas para resfriamento e espessura de 2.7 slots PCI, o que pode facilitar a compatibilidade em diversos tipos de sistemas.

GeForce RTX 3080 Ti já estaria nos centros de
 distribuição e lançamento pode estar próximo

Também foi compartilhada uma imagem para o VideoCardz com uma tabela de especificações da GPU. O modelo conta com uma frequência de operação base de 1530 MHz, que pode chegar em até 1785 MHz em boost. A placa também conta com 6GB de VRAM GDDR6 com velocidade de 14 Gbps e interface de 192-bit. Essas são as mesmas especificações da GTX 1660 SUPER DUAL EVO, mas com o chip de codinome TU116-100, apesar dessa informação não ter sido mencionada pela ASUS.


Imagem: VideoCardz/Reprodução

- Continua após a publicidade -

Também vale destacar que a CMP 30HX da ASUS conta com apenas um conector de energia de 8 pinos e opera com o padrão PCI-e 3.0. Outro detalhe surpreendente é que a placa de vídeo contará com iluminação ARGB na lateral, o que normalmente é uma escolha de design voltada para GPUs com perfil gamer.

De acordo com a fonte do VideoCardz, de onde vem essa notícia, a ASUS CMP 30HX será lançada em maio desse ano custando cerca de US$ 799. Sua chegada no mercado faz parte do plano da Nvidia para segmentar produtos para seus consumidores gamers e mineradores. 

Sobre isso, noticiamos recentemente que a fabricante deve lançar modelos da RTX 3060 com novos chips para reimplementar o limitador de mineração na linha RTX. Todos os outros futuros lançamentos, como uma possível 3080 Ti, também devem receber o limitador via software.

Via: Videocardz
Tags
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.