Índice do Artigo

Intel

Vazamento indica que Intel está preparando 19 processadores Alder Lake mobile

Vazamento indica que Intel está preparando 19 processadores Alder Lake mobile
Créditos: Intel

Recentemente, vazou um suposto slide da Intel que revela detalhes sobre os novos processadores Alder Lake baseados em ARM para notebooks. A imagem mostra 19 modelos diferentes que variam seu TDP entre 5 e 55 Watts, além de gráficos integrados de 12ª geração.

É importante lembrar que esses processadores vão seguir uma abordagem big.LITTLE da ARM, com núcleos híbridos. Alguns deles têm um menor desempenho e consomem menos, enquanto outros são voltados para situações de maior estresse e consomem mais. Isso já é padrão em chips presentes nos smartphones atuais.

Essa abordagem é especialmente interessante em notebooks, pois permite uma maior duração de bateria quando o dispositivo está mais ocioso, usando apenas os núcleos que consomem menos.


Imagem: Reprodução/TechPowerUp

A conta 9550pro no twitter compartilhou um slide mostrando os novos CPUs Alder lake para processadores. O modelo mais simples conta com apenas um núcelo “grande” e quatro de menor desempenho. Acima disso há diversas configurações que chegam até o melhor chip de 55W, feito com oito núcleos de baixo desempenho e mais oito de alto desempenho

Os núcleos “pequenos” serão baseados na microarquitetura Gracemont enquanto os núcleos “grandes” serão baseados em Golden Cove.

Abaixo está a imagem compartilhada, na qual é possível consultar em detalhes as configurações de todos os 19 chips mobile:


Imagem: @9550pro/Twitter

Processador Intel Alder Lake-P aparece, de forma
 inusitada, com 14 núcleos e 20 threads

Além disso, todos esses processadores também contam com gráficos integrados da Intel, e cada chip gráfico conta com uma quantidade diferente de Unidades de Execução que abrange um número entre 32 e 96.

A Intel já confirmou que seus novos processadores de 12ª geração Alder Lake serão lançados ainda esse ano e rumores indicam que isso será em setembro

Via: TechPowerUp, @9550pro/Twitter

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções