
Processador Intel Alder Lake-P aparece, de forma inusitada, com 14 núcleos e 20 threads
Este novo processador da 12ª geração da Intel foi projetado para notebooksO processador Alder Lake-P da Intel apareceu pela primeira vez no Geekbench - site que registra os benchmarks feitos por meio do programa Geekbench 5. Este novo processador para notebooks possui 14 núcleos e 20 threads e utiliza a tecnologia híbrida da Intel (Intel’s Hybrid Technology).
A tecnologia híbrida da Intel utiliza núcleos de alto e baixo desempenho, por conta disso este processador é capaz de ter uma quantidade de núcleos e threads diferente do padrão que estamos acostumados a ver no mercado, pois normalmente os processadores possuem a mesma quantidade de cores e threads ou o dobro de threads (por meio da utilização da tecnologia de hyper-threading).
Para conseguir oferecer 14 núcleos e 20 threads, provavelmente este processador possui 6 núcleos de alto desempenho e 8 núcleos de baixo desempenho, totalizando 14 núcleos. E como somente os núcleos de alto desempenho possuem suporte a tecnologia de hyper-threading, este novo lançamento da Intel conseguiu atingir os 20 threads (12 threads nos núcleos de alto desempenho e 8 threads nos núcleos de baixo desempenho).
Créditos: Geekbench
A tecnologia híbrida da Intel já havia sido utilizada na série Lakefield, que é focada em computadores de baixo consumo de energia, mas é esperado que a série Alder Lake-P seja a primeira série topo de linha de processadores para notebooks a utilizar esta tecnologia.
De acordo com a página de resultados do Geekbench 5, o Intel Alder Lake-P foi capaz de atingir uma velocidade de clock de 4.7 GHz, mas o site não deixa claro qual núcleo atingiu esta velocidade de clock.
Créditos: Geekbench
Por fim, é importante destacar que este teste realizado no Geekbench 5 não foi focado no desempenho do processador, mas sim no desempenho da placa de vídeo integrada Intel Xe. O Alder Lake-P possui 96 unidades de execução com uma velocidade de clock de 1.15 GHz e marcou 13.446 pontos no OpenCL. Por conta desta pontuação podemos crer que esta placa de vídeo integrada tenha um desempenho comparável ao da NVIDIA GeForce GTX 660 Ti.
Créditos: Geekbench
Você joga com quais controles no PC?