Créditos: Reprodução / Intel

Processador Intel Alder Lake-P aparece, de forma inusitada, com 14 núcleos e 20 threads

Este novo processador da 12ª geração da Intel foi projetado para notebooks

O processador Alder Lake-P da Intel apareceu pela primeira vez no Geekbench - site que registra os benchmarks feitos por meio do programa Geekbench 5. Este novo processador para notebooks possui 14 núcleos e 20 threads e utiliza a tecnologia híbrida da Intel (Intel’s Hybrid Technology).

A tecnologia híbrida da Intel utiliza núcleos de alto e baixo desempenho, por conta disso este processador é capaz de ter uma quantidade de núcleos e threads diferente do padrão que estamos acostumados a ver no mercado, pois normalmente os processadores possuem a mesma quantidade de cores e threads ou o dobro de threads (por meio da utilização da tecnologia de hyper-threading).

Para conseguir oferecer 14 núcleos e 20 threads, provavelmente este processador possui 6 núcleos de alto desempenho e 8 núcleos de baixo desempenho, totalizando 14 núcleos. E como somente os núcleos de alto desempenho possuem suporte a tecnologia de hyper-threading, este novo lançamento da Intel conseguiu atingir os 20 threads (12 threads nos núcleos de alto desempenho e 8 threads nos núcleos de baixo desempenho).

Intel Alder Lake-P
Créditos: Geekbench

A tecnologia híbrida da Intel já havia sido utilizada na série Lakefield, que é focada em computadores de baixo consumo de energia, mas é esperado que a série Alder Lake-P seja a primeira série topo de linha de processadores para notebooks a utilizar esta tecnologia.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a página de resultados do Geekbench 5, o Intel Alder Lake-P foi capaz de atingir uma velocidade de clock de 4.7 GHz, mas o site não deixa claro qual núcleo atingiu esta velocidade de clock.

Intel Alder Lake-P
Créditos: Geekbench

Por fim, é importante destacar que este teste realizado no Geekbench 5 não foi focado no desempenho do processador, mas sim no desempenho da placa de vídeo integrada Intel Xe. O Alder Lake-P possui 96 unidades de execução com uma velocidade de clock de 1.15 GHz e marcou 13.446 pontos no OpenCL. Por conta desta pontuação podemos crer que esta placa de vídeo integrada tenha um desempenho comparável ao da NVIDIA GeForce GTX 660 Ti.

Intel Alder Lake-P OpenCL
Créditos: Geekbench

Fonte: VideoCardz, Geekbench
Tags
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

Você joga com quais controles no PC?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.