Índice do Artigo

Variedades

Em aquisição bilionária, Qualcomm compra Nuvia para evoluir produção de CPUs

Em aquisição bilionária, Qualcomm compra Nuvia para evoluir produção de CPUs
Créditos: Android Authority

Lembram da Nuvia? A startup fundada por um ex-executivo da Apple ganhou os holofotes em 2019 por seus planos ambiciosos: brigar com Intel e AMD no segmento de chips de alto desempenho para servidores. Após receber aportes milionários de gigantes como Dell, a companhia agora está prestes a ser adquirida pela Qualcomm por US$ 1,4 bilhão.

A dona dos Snapdragon anunciou o negócio recentemente. Segundo a companhia, o acordo será pago em dinheiro e ainda precisa ser aprovado por órgãos de regulamentação para ser oficializado.


(Imagem: Nuvia/Reprodução)

Apesar de o negócio ainda não estar concretizado, a Qualcomm já deu indícios de como vai aproveitar sua nova compra. De acordo com a companhia, a aquisição vai potencializar a produção de chips da companhia em todas as frentes, não apenas em data centers.

Segundo a Qualcomm, a tecnologia da Nuvia será aplicada em produtos votados para smartphones, notebooks e também automóveis. Ou seja, a tendência é que a firma aposte em CPUs mais potentes e que sejam capazes de rivalizar com Intel e AMD no mercado de dispositivos portáteis.

A Microsoft, uma das principais parceiras da Qualcomm em notebooks, chegou a comentar a aquisição. “É empolgante ver a Nuvia ingressar na equipe da Qualcomm”, disse Panos Panay, diretor de produtos da empresa. “Futuramente, teremos uma oportunidade incrível de capacitar nossos clientes em todo o ecossistema do Windows.”

Resposta ao Apple M1?

A aquisição também pode servir para a Qualcomm dar uma resposta à altura para a Apple, que lançou no ano passado o chip M1, baseado em ARM. O processador é apenas o primeiro da empresa de Cupertino, que pretende trazer ao mercado chips mais potentes em um futuro próximo.

YouTube video

Segundo ressalta a Reuters, a compra da Nuvia também pode ajudar a Qualcomm a ganhar mais independência da ARM, que foi adquirida no ano passado pela Nvidia por nada menos que US$ 40 bilhões. A startup também trabalha com a arquitetura da empresa britânica, mas utiliza designs customizados.

Atualmente, a Qualcomm ainda é bastante dependente dos designs feitos pela própria ARM, que vem acompanhados de royalties. Com isso em mente, a aquisição pode auxiliar a dona dos Snapdragons a diminuir o gasto com taxas de licenciamento futuramente.

Via: Mundo Conectado

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções