
Apple já teria assegurado primeira encomenda de componentes de 3nm da TSMC
Maçã se prepara para chegar na frente de concorrentes em 2022A Apple teria garantido desde já sua encomenda de processadores fabricados em 3nm pela TSMC, segundo o último rumor da vez. Informações vindas diretamente da China afirmam que a empresa quer garantir sair na frente das suas concorrentes como uma das primeiras com hardware fabricado no novo processo em 2022.
Atualmente a empresa já trabalha com 5nm no A14 Bionic para dispositivos móveis (iPhone e iPad) e no M1 para computadores (MacBooks e Mac Mini), componentes que foram muito bem recebidos em sua performance e experiência do usuário.
Ainda estamos na fase de rumores e vazamentos, então as informações são escassas. Não sabemos exatamente qual foi o número de unidades nessa encomenda, nem quanto ela vai representar da capacidade de produção da TSMC. Sabemos apenas que a fabricante pretende entregar o novo processo em volume pelo ano de 2022, o que coincide com os planos da Apple para uma nova versão de processador.
Ano que vem espera-se o lançamento de um A15 Bionic, que deve ser uma versão revisada e melhorada do A14 (estilo Tik Tok que a Intel fazia). O processador de 2022, que talvez se chame A16 Bionic, que deve estrear a litografia de 3nm. O nome A16 não apareceu em vazamentos ainda, e inclusive não seria surpresa se a Apple inventar um nome inédito para destacar a chegada de uma litografia tão impressionante.
A TSMC investiu muito para alcançar o processo de 3nm, e até o momento as coisas estão indo bem, com a produção de testes seguindo o cronograma esperado. Mas os rumores afirmam que, com o investimento que a empresa teve de fazer, ela vai precisar vender no mínimo 300 milhões de unidades de processadores no novo processo para começar a ter algum lucro.
A Apple certamente vai ser um importante cliente para alcançar este número, mas a TSMC ainda vai enfrentar uma competição de peso para conseguir emplacar mais contratos, com a Samsung também investindo na corrida para chegar aos 3nm e conquistando cada vez mais clientes.
Via: Mundo Conectado Fonte: WCCFTechQual os planos para hardware esse ano?