Índice do Artigo

Hardware

Nvidia pode lançar processadores ARM e competir com Intel e AMD, diz CEO

Nvidia pode lançar processadores ARM e competir com Intel e AMD, diz CEO
Créditos: Nvidia

A Nvidia confirmou a compra da ARM recentemente por US$ 40 bilhões e prometeu que a empresa britânica continuará atuando de maneira neutra no mercado, distribuindo sua tecnologia para diversas fabricantes. Porém, a Nvidia também deve aproveitar o portfólio da companhia para desenvolver produtos próprios: de acordo com Jensen Huang, CEO da gigante das placas de vídeo, a firma não descarta a ideia de criar uma linha própria de processadores.

Em uma conferência feita com investidores ontem, o executivo da jaqueta de couro disse que “consegue ver” o lançamento de CPUs com a marca Nvidia para servidores. A entrada da firma no mercado de processadores para Data Centers e IA pode aquecer a competição da firma contra Intel e AMD.

De acordo com Huang, o objetivo da Nvidia é tornar a oferta de produtos mais diversificada. Além de oferecer a arquitetura ARM, como já acontece atualmente, a fabricante também pode fazer chips customizados e CPUs de referência para empresas parceiras. “Qualquer uma dessas opções está disponível, estamos abertos para negócios e gostaríamos que o ecossistema fosse o mais rico possível, com o máximo de opções possível”, disse o comandante da empresa.

O Tom’s Hardware também especula que a empresa pode realizar otimizações específicas para as CPUs baseadas em ARM funcionarem melhor com placas de vídeo Nvidia. Assim, a companhia conseguiria “solidificar” seus hardwares no mercado de inteligência artificial e data centers.

YouTube video

Segundo ressalta o Tom’s Hardware, a fusão da Nvidia e a ARM pode trazer grandes mudanças para o setor de processadores para servidores. O segmento é dominado pela Intel e a AMD está ganhando espaço com a linha Epyc, além de contar com GPUs voltadas para o setor. 

Caso a empreitada renda frutos, é possível que a Nvidia também aposte em soluções para o consumidor final futuramente. A arquitetura ARM já é utilizada por empresas como Apple no desenvolvimento de processadores para PCs domésticos, e os resultados que apareceram até agora são impressionantes.

Porém, como explicamos nesse vídeo, possivelmente só veremos os resultados da junção entre Nvidia e ARM nos próximos anos. A compra bilionária ainda precisa ser aprovada em diversos países antes de as companhias serem liberadas para desenvolver e lançar produtos no mercado.

Enquanto a investida da Nvidia no mercado de CPUs não anda, a empresa lançará em breve as GPUs RTX 30. Confira aqui o nosso unboxing com a RTX 3080, uma das novidades da companhia.

YouTube video

Via: Toms Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções