Créditos: Adrenaline

Mercado de hardwares para jogos em PC crescerá 10,3% este ano devido à COVID 19

Previsão ainda aponta maior crescimento no nível de entrada: 21,7%

O mercado de hardwares para jogos passará por um crescimento de 10,3% em 2020. Pelo menos é o que indica a previsão da Jon Peddie Research, empresa californiana de consultoria especializada.

Em seu mais recente estudo de mercado, a JPR definiu o distanciamento social causado pela COVID 19 como crucial para o crescimento. A companhia apontou ainda para um aumento em maior grau na aquisição de equipamento de entrada, muito por conta de novos jogadores.

"O mercado de hardwares para jogos está em um raro cenário no qual todo segmento está crescendo. Nós vemos um monte de pessoas comprando e melhorando seus computadores pessoais e de trabalho com peças superiores com a intenção de jogar videogames. No nível de entrada, boa parte dessas receitas vem de novos jogadores. A previsão para a categoria de entrada é de crescimento do 21,7%, o que não tem precedentes e era completamente inesperado. O nível médio se recuperou de uma descida e agora está crescendo. Entre os 'high end', vendas de displays 1440+ estimuladas por ofertas vantajosas criaram uma reação em cadeia de upgrades a medida que os jogadores preparam suas plataformas para rodar com mais de 60 fps. [...]"

"O mercado de hardwares para jogos está em um raro cenário no qual todo segmento está crescendo. Nós vemos um monte de pessoas comprando e melhorando seus computadores pessoais e de trabalho com peças superiores com a intenção de jogar videogames. No nível de entrada, boa parte dessas receitas vem de novos jogadores. A previsão para a categoria de entrada é de crescimento do 21,7%, o que não tem precedentes e era completamente inesperado. O nível médio se recuperou de uma descida e agora está crescendo. Entre os 'high end', vendas de displays 1440+ estimuladas por ofertas vantajosas criaram uma reação em cadeia de upgrades a medida que os jogadores preparam suas plataformas para rodar com mais de 60 fps. [...]"

(Ted Pollak, Analista Sênior da Indústria de Jogos na JPR)

(Ted Pollak, Analista Sênior da Indústria de Jogos na JPR)

Ted também menciona as transmissões de TV nas quais pilotos reais jogam simuladores como fator relevante. As builds de simulação de corrida tiveram aumento expressivo nas vendas e demandam diversos equipamentos.

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Entre computador de alto nível, áudio premium, volante, transmissão, pedais de corrida e cadeira apropriada, os jogadores gastam entre US$ 2.000 e US$ 5.000.

Jon Peddie, por sua vez, lembra que os problemas econômicos nos anos seguintes podem impactar no crescimento de longo termo:

"A COVID 19 criou um pico nas vendas de produtos para jogos em PC no curto termo. O mercado total está alcançando US$ 40 bilhões em 2020. Entretanto, nós suavizamos nossas previsões por conta de possíveis problemas econômicos de 2021 em diante. Previsões são fortemente dependentes da confiança do consumidor. Ainda assim, ainda prevemos crescimento por mais de 5 anos diante do ciclo dos consoles. Nós melhoramos nossa análise de acessórios este ano e adicionamos uma nova categoria para produtos de gravação e streaming. Câmeras e microfones com qualidade de estúdio, placas de captura e iluminação se tornaram itens comuns para jogadores high end e têm conseguido espaço no mercado de massa."

"A COVID 19 criou um pico nas vendas de produtos para jogos em PC no curto termo. O mercado total está alcançando US$ 40 bilhões em 2020. Entretanto, nós suavizamos nossas previsões por conta de possíveis problemas econômicos de 2021 em diante. Previsões são fortemente dependentes da confiança do consumidor. Ainda assim, ainda prevemos crescimento por mais de 5 anos diante do ciclo dos consoles. Nós melhoramos nossa análise de acessórios este ano e adicionamos uma nova categoria para produtos de gravação e streaming. Câmeras e microfones com qualidade de estúdio, placas de captura e iluminação se tornaram itens comuns para jogadores high end e têm conseguido espaço no mercado de massa."

(Jon Peddie, Presidente da JPR)

(Jon Peddie, Presidente da JPR)

O estudo realizado pela JPR também trata dos fatores que levam o público a manter o uso do PC para jogos, como questões ergonômicas. A proximidade e posição da tela fornecem uma vantagem real pela observação facilitada de detalhes, enquanto mouse e teclado conferem maior precisão.

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A customização do produto também é de grande relevância, permitindo sistemas específicos para voo e corrida com gráficos poderosos.

Fonte: Business Wire, TechPowerUp, Jon Peddie
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  • Redator: Odir Brüggmann Filho

    Odir Brüggmann Filho

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