Índice do Artigo

Google

Adeus, Playstation? Para Xbox, Amazon e Google são os verdadeiros concorrentes agora

Adeus, Playstation? Para Xbox, Amazon e Google são os verdadeiros concorrentes agora
Créditos: 9to5Google

Os serviços de streaming de games como Stadia são uma grande tendência no mercado, e a Xbox já está pensando no futuro. Em uma entrevista ao site Protocol, o chefe da divisão de games da Microsoft, Phil Spencer, disse que a companhia está mais preocupada com a competição contra Google e Amazon do que os atuais concorrentes, Sony e Nintendo.

De acordo com Spencer, apesar de as empresas do Switch e PS4 terem experiência com games, ambas não possuem recursos para levantar uma infraestrutura em nuvem capaz de bater de frente com a Microsoft Azure ou Amazon Web Services. 


Phil Spencer. (Imagem: Gamespot/Reprodução)

Segundo o executivo, a Microsoft respeita o legado de Sony e Nintendo, mas a importância da nuvem para o futuro do mercado faz com que a dona do Xbox veja Amazon e Google como concorrentes mais ameaçadoras. Atualmente, as três companhias são líderes no mercado de Cloud Computing com suas soluções para o setor.

“Não digo isso para desrespeitar a Nintendo e a Sony, mas as empresas tradicionais de jogos estão um pouco fora dessa posição. Acho que elas poderiam tentar recriar o Azure, mas investimos dezenas de bilhões de dólares em nuvem ao longo dos anos.”
– Phil Spencer, chefe da divisão Xbox na Microsoft

A declaração de Phil Spencer pode acabar inflamando os ânimos dos fãs mais calorosos de suas plataformas preferidas, mas tanto Sony quanto Nintendo estão cientes da dominância do Xbox quando o assunto é nuvem. No ano passado, a Sony até fechou uma parceria com a Microsoft para usar a infraestrutura da Azure e criar soluções voltadas para streaming de games. {conteudo_direito::61924}

Enquanto isso, a Nintendo investe cada vez mais em seu console híbrido, o Switch, e ganha espaço com sua abordagem diferenciada. Em 2020, a empresa japonesa até vai ficar de fora da briga da nova geração e apenas investir pesado no Switch Lite, nova versão do seu console focada no gameplay portátil.

Já a Xbox, além de brigar com o PS5, terá que lidar com um mercado de jogos em nuvem cada vez mais competitivo. A companhia deve lançar ainda este ano a plataforma de streaming de games xCloud, que já está em testes e traz conexões com os consoles e serviços da família Xbox.

A novidade chegará ao mercado para brigar com o Google Stadia, lançado no ano passado, e também com iniciativas como o GeForce Now, solução da Nvidia que permite jogar games de lojas como Steam e Epic Store direto na nuvem.

Via: Protocol

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções