Créditos: 9to5Google

Adeus, Playstation? Para Xbox, Amazon e Google são os verdadeiros concorrentes agora

Chefe da divisão de games da Microsoft disse que respeita Nintendo e Sony, mas o foco agora é outro
Por Mateus Mognon 05/02/2020 15:54 | atualizado 05/02/2020 18:21 Comentários Reportar erro

Os serviços de streaming de games como Stadia são uma grande tendência no mercado, e a Xbox já está pensando no futuro. Em uma entrevista ao site Protocol, o chefe da divisão de games da Microsoft, Phil Spencer, disse que a companhia está mais preocupada com a competição contra Google e Amazon do que os atuais concorrentes, Sony e Nintendo.

De acordo com Spencer, apesar de as empresas do Switch e PS4 terem experiência com games, ambas não possuem recursos para levantar uma infraestrutura em nuvem capaz de bater de frente com a Microsoft Azure ou Amazon Web Services. 


Phil Spencer. (Imagem: Gamespot/Reprodução)

Segundo o executivo, a Microsoft respeita o legado de Sony e Nintendo, mas a importância da nuvem para o futuro do mercado faz com que a dona do Xbox veja Amazon e Google como concorrentes mais ameaçadoras. Atualmente, as três companhias são líderes no mercado de Cloud Computing com suas soluções para o setor.

"Não digo isso para desrespeitar a Nintendo e a Sony, mas as empresas tradicionais de jogos estão um pouco fora dessa posição. Acho que elas poderiam tentar recriar o Azure, mas investimos dezenas de bilhões de dólares em nuvem ao longo dos anos."
- Phil Spencer, chefe da divisão Xbox na Microsoft

A declaração de Phil Spencer pode acabar inflamando os ânimos dos fãs mais calorosos de suas plataformas preferidas, mas tanto Sony quanto Nintendo estão cientes da dominância do Xbox quando o assunto é nuvem. No ano passado, a Sony até fechou uma parceria com a Microsoft para usar a infraestrutura da Azure e criar soluções voltadas para streaming de games. 

Enquanto isso, a Nintendo investe cada vez mais em seu console híbrido, o Switch, e ganha espaço com sua abordagem diferenciada. Em 2020, a empresa japonesa até vai ficar de fora da briga da nova geração e apenas investir pesado no Switch Lite, nova versão do seu console focada no gameplay portátil.

Já a Xbox, além de brigar com o PS5, terá que lidar com um mercado de jogos em nuvem cada vez mais competitivo. A companhia deve lançar ainda este ano a plataforma de streaming de games xCloud, que já está em testes e traz conexões com os consoles e serviços da família Xbox.

A novidade chegará ao mercado para brigar com o Google Stadia, lançado no ano passado, e também com iniciativas como o GeForce Now, solução da Nvidia que permite jogar games de lojas como Steam e Epic Store direto na nuvem.

Via: Protocol
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você investiria mais do que o preço padrão por uma edição especial de uma placa de vídeo? Quanto?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.