Índice do Artigo

Intel

Com 10 anos de estrada, Intel Thunderbolt busca mais espaço nos PCs e descarta celulares

Com 10 anos de estrada, Intel Thunderbolt busca mais espaço nos PCs e descarta celulares
Créditos: Top Gadget

Criada em uma parceria de Apple e Intel, que agora já estão virando rivais, a conexão Thunderbolt está completando 10 anos de vida, mas ainda não é amplamente conhecida pelos consumidores de PCs. A própria fabricante de processadores, que atualmente lidera o desenvolvimento da tecnologia, admite isso, mas está disposta a levar o padrão para mais computadores e produtos com a versão 4.0 do protocolo.

Segundo Jason Ziller, gerente geral da Client Connectivity Division na Intel, a empresa realizou uma pesquisa na América do Norte e descobriu que alguns clientes nem sabiam da existência do Thunderbolt, mas estariam dispostos a pagar mais caro para usar as tecnologias do padrão de conexão caso tivessem conhecido os benefícios anteriormente. Até a versão 3.0, a solução foi bastante renegada por funcionar via Mini DisplayPort, mas as coisas começaram a mudar com a adoção do USB-C na geração passada.

Com a versão 4.0, que está chegando agora ao mercado, os usuários também poderão tirar proveito das tecnologias Thunderbolt usando o já tradicional USB-C, basta que a entrada do acessório e o cabo suportem a novidade. A nova edição do padrão suporta velocidades de até 40 Gbps, segura duas telas 4K simultaneamente e consegue alimentar dispositivos e controlar dispositivos, tudo isso em apenas uma porta. O usuário só precisa adquirir um dock e garantir que os produtos são compatíveis com o protocolo, simbolizado por um relâmpago.

Em todos os sistemas

Em tempos de Home Office forçado pela pandemia, a tecnologia tem potencial para mudar o setup de trabalho de muitos usuários de PC, e a Intel está trabalhando para levar os benefícios do Thunderbolt para cada vez mais usuários. Jason Ziller destaca que a companhia abriu o protocolo e já garantiu a implementação em todos os principais sistemas de PC. Além do popular Windows, o Linux e o ChromeOS também já conseguem trabalhar com Thunderbolt 4.

A empresa também garante que as alfinetadas trocadas com a Apple não vão atrapalhar a adoção do padrão de alta velocidade no MacOS. Vale destacar, inclusive, que os novos computadores da marca com M1 possuem USB-C preparado para o padrão de conexão com logo de relâmpago.

Ao todo, a Intel já certificou mais de 1.000 computadores e acessórios com Thunderbolt, mas ainda existe espaço para crescimento no mercado, além de evoluções tecnológicas.

Mais abrangência

O especialista da Intel ressaltou que o setor de games desempenha um papel importante na evolução do Thunderbolt. O segmento de jogos é uma das áreas que mais “empurra os limites” da tecnologia, já que a conexão é utilizada em docks para uso de placas de vídeo externas, uma solução que não é muito barata por aqui (principalmente nos tempos atuais).

Thunderbolt – Site oficial

Em relação ao futuro, a Intel disse que já trabalha em evoluções para o protocolo e, assim como nas edições anteriores, não descarta um salto de duas vezes na velocidade. Porém, agora o foco é aumentar a abrangência da tecnologia, além de ouvir feedbacks da comunidade para garantir mais alcance para o padrão.

YouTube video

Segundo o gerente de conectividade da Intel, o Thunderbolt 4 já conta com algumas melhorias que vieram a pedidos de empresas e usuários da tecnologia. Além de trazer mais compatibilidade graças ao USB-C, o padrão também funciona com cabos de até dois metros e permite controlar os aparelhos ligados em um dock de maneira mais inteligente, o que garante mais comodidade no uso.

Nada de smartphones

Mesmo com o foco em garantir mais alcance para a conexão e o uso do USB-C, a Intel reforça que o Thunderbolt ainda tem como foco principal os computadores. Segundo Jason Ziller, possivelmente não veremos a conexão sendo aplicada em aparelhos como smartphones tão cedo, mas o especialista aponta que a tecnologia deve aparecer em tablets, possivelmente em dispositivos híbridos que utilizam Windows ou ChromeOS.

“O Thunderbolt pode até ser utilizado em outros tipos de eletrônicos”, disse o especialista da Intel, “mas o foco continua sendo o PC”. De acordo com Ziller, o motivo da conexão não aparecer em smartphones e em outros aparelhos atualmente é que o USB-C já garante velocidades e funções que normalmente atendem as necessidades dos usuários.

Assim como no laçamento há dez anos, o objetivo da Intel com o Thunderbolt atualmente é vender a tecnologia como uma solução versátil e poderosa para PCs. Para manter esse foco, a companhia está dando cada vez mais atenção para a escalabilidade do protocolo, que pode ser útil tanto para o ramo empresarial quanto para usuários comuns que buscam um setup com menos cabos.

Enquanto o Thunderbolt já mostra seu valor em escritórios dispostos a adotar o ecossistema, a Intel ainda precisa quebrar a barreira dos entusiastas para levar os benefícios da tecnologia para mais usuários. Afinal, como o próprio Jason Ziller comentou, nem todo mundo está ligado nos benefícios da nova versão da conexão.

YouTube video

A Intel já implementou suporte para o Thunderbolt 4 nos processadores Tiger Lake e também abriu o protocolo para que mais companhias possam utilizar a tecnologia com facilidade, o que deve aumentar a presença do padrão e, consequentemente, garantir mais produtos e acessórios com valor em conta trazendo a solução. Agora, a empresa só precisa mostrar que, diferente dos donos de smartphones, os usuários de computadores domésticos podem tirar proveito de todo o potencial oferecido pela conexão relâmpago.

Para conhecer todas as características do Thunderbolt 4, visite o nosso artigo sobre a tecnologia.

Via: Intel

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções