Índice do Artigo

Intel

Sistemas com Intel Alder Lake não conseguem rodar Blu-rays em Ultra HD

Sistemas com Intel Alder Lake não conseguem rodar Blu-rays em Ultra HD
Créditos: Divulgação/Brett Hondow/PIxabay

Caso você esteja pretendendo fazer um upgrade para a 12ª Geração de processadores Core da Intel e use seu PC como central de entretenimento, é bom ficar atento a uma limitação da linha. Embora poderosas, as CPUs Alder Lake chegam às lojas sem a capacidade de reproduzir Blu-rays feitos para a resolução Ultra HD.

O motivo é simples: a Intel decidiu encerrar o suporte às suas Software Guarded Extensions (SGX), que garantiam a compatibilidade com o formato. Nas proteções de DRM especificadas pela Blu-ray Disc Association, o recurso é necessário para garantir a autenticidade de discos e evitar que cópias piratas sejam usadas.

Além do SGX, os discos exigem verificações como o HDCP (High-Bandwith Digital Content Protection) 2.2 e a AACS (Advanced Acces Content System) 2.0 para funcionar corretamente. Como a solução de verificação de direitos digitais é propositadamente complexa e construída em camadas, não basta que somente uma delas esteja presente para que os discos possam ser reproduzidos.

SGX foi removido por questões de segurança

Enquanto o fim do suporte ao SGX pode parecer uma decisão equivocada da Intel, na prática ela se trata de uma solução encontrada pela empresa para aumentar a segurança de computadores. Em anos recentes, as falhas do sistema permitiram a construção de diversos malwares que viam nele uma porta de entrada fácil para diversos sistemas.

Na prática, o suporte à tecnologia já havia sido abandonado pela Intel na 11ª Geração de seus processadores (Rocket Lake), mas a questão parecia ter sido largamente ignorada até o momento. Enquanto isso não deve implicar em problemas para quem já adotou centrais de entretenimento completamente digitais, aqueles que ainda querem usar seus leitores de disco devem ficar atentos.

Segundo o site Tom’s Hardware, é pouco provável que o SGX volte a ser suportado, dado os riscos de segurança associados. Assim, entusiastas dos Blu-rays em Ultra HD devem evitar fazer upgrades de seus sistemas ou optar por processadores de 7ª, 8ª, 9ª e 10ª geração para montar novas centrais de entretenimento, se a montagem de um novo computador se mostrar necessária.
 

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções