Índice do Artigo

AMD

Nova revisão do AMD Ryzen 5000 já é suportada por diversas placas-mãe

Nova revisão do AMD Ryzen 5000 já é suportada por diversas placas-mãe
Créditos: AMD

A AMD já começou a enviar novos processadores AMD Ryzen 5000 rev. B2, e em teoria toda placa AM4 compatível com processadores da série Ryzen 5000 já tem suporte nativo à nova revisão B2.

A nova versão das CPUs AMD Zen 3 não passou por qualquer mudança que afete seu funcionamento, nem para melhor, nem para pior, e representa apenas mudança no processo de fabricação. A Revisão B2 dos chips Zen 3 é essencialmente um processo de fabricação diferente para os processadores que possibilita uma maior produção de CPUs Zen 3 B2 do que B0 no mesmo período de tempo, representando um ganho logístico para a AMD.

O movimento por parte da AMD deve aumentar a volume de CPUs Ryzen 5000 disponíveis no mercado, notícia que não deve ser o suficiente para contornar a atual crise de falta de componente, mas é um avança em direção a uma estabilização de estoques.

Créditos: AMD

A revisão B2 dos processadores Zen 3 Ryzen 5000 não traz qualquer alteração de desempenho e, em teoria, é compatível plug-and-play com toda placa mãe socket AM4 que já suporte CPUs Ryzen 5000. A única coisa que as fabricantes de placas-mãe estão fazendo é adicionar o AMD Ryzen 5000 rev. B2 a suas listas de processadores suportados, mas essencialmente não deve have sequer a necessidade de atualizar a BIOS.

YouTube video

As exceções são casos de placas que não trazem suporte nativo aos processadores Ryzen 5000 como modelos desatualizados dos chipsets B450, B550, X470 e X570, mas todos os modelos que já tiverem sido atualizados, ou adquiridos já com BIOs recentes podem simplesmente instalar os novos processadores AMD Ryzen 5000 rev. B2 sem muita preocupação.

Ainda falta muito para que os estoques de componentes eletrônicos se estabilizem, mas diversas empresas já estão empenhadas em mudar este cenário com posturas similares às da AMD. A Sony tem planos de implementar SoC de 6nm da TSMC nos consoles PlayStation 5, possibilitando uma redução do custo de produção, e Microsoft tem planos de adotar estratégia similar, ao menos no Xbox Series S, especialmente por se tratarem as mesmas APUs AMD do PlayStation 5.  

Via: Tom’s HARDWARE

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções