Créditos: Sony

Sony pretende implementar SoC de 6nm no Playstation 5 até 2022

Com a redução de tamanho do chipset, aumentam as chances de vender o hardware com lucro e possibilitam uma possível redução de preço no futuro

Existe a grande possibilidade de, assim como a Microsoft, a Sony não estar lucrando com a venda do Playstation 5. Usualmente, o preço de venda de um console costuma ser inferior ao custo de manufatura. A estratégia nesses casos é clara: deixar o preço dos consoles atrativo e aumentar rapidamente o número de usuários da plataforma, transferindo os lucros para as vendas físicas e digitais de jogos, além dos serviços de assinaturas.

Publicação original no site Techpowerup

Considerando que as especificações dos consoles não mudam durante a geração (com exceção das versões Pro de cada console), companhias como a Sony preferem usufruir dos avanços nas capacidades do SoC (System on Chip). Na maior parte das vezes, esse avanço, permite o desenvolvimento de versões menores dos consoles. No caso do Playstation 5, o atual chipset do Playstation 5, foi desenvolvido em colaboração com a AMD.


Imagem do atual SoC que fica dentro do Playstation 5 (Créditos: Twitter - Fritzchens Fritz/Reprodução)

Porém, segundo anúncio realizado pelo Digitimes, fontes da indústria afirmam que a Sony pretende utilizar a manufatura de chips de 6nm da TSMC, fabricante de chips taiwanesa, e atualizar o SoC do PS5 até o final de 2022. A alteração de 7nm para 6nm significa um aumento de até 18% na densidade do transistor, aprimorando consumo de energia e utilizando área menor para os mesmos recursos computacionais. As melhorias aumentam as chances de uma margem de lucro maior com a venda do console. A longo prazo, isso pode significar uma redução de preço para o PS5.

- Continua após a publicidade -

Sony anuncia que Discord será integrado ao Playstation 5 em 2022

Sony anuncia que Discord será integrado ao Playstation 5 em 2022
Jim Ryan, CEO da Sony, anunciou que fez um “investimento minoritário como parte da série H do Discord"

Nesta semana, a Sony anunciou uma parceria com a plataforma Discord, a novidade foi revelada poucos dias após os rumores sobre a Microsoft comprar o Discord serem desmentidos. Dentro da PSN, os usuários poderão ter uma experiência completa do aplicativo, utilizando grupos, criando servidores e aproveitando a comunicação entre diferentes plataformas.

A plataforma, lançada em 2015, possui mais de 140 milhões de usuários em todo o mundo. O discord tornou-se uma das principais ferramentas de comunicação e interação entre gamers. O presidente e CEO da Sony, Jim Ryan, relatou no blog oficial da Sony, estar entusiasmado com a parceria.

Via: Techpowerup
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.