Índice do Artigo

Apple

Apple investe US$ 1 bilhão no serviço Didi Chuxing, principal concorrente do Uber na China

Se existiam dúvidas de que a Apple está interessada em entrar no mercado automotivo, elas foram esclarecidas com o último movimento da empresa: Tim Cook anunciou um investimento de US$ 1 bilhão no serviço de corridas compartilhadas Didi Chuxing, o maior concorrente do Uber na China. O acordo foi revelado nesta sexta-feira, 13, e marcou o maior montante de dinheiro já recebido pela empresa chinesa, que também tem como investidores a Alibaba e a Tencent.

Apesar da quantia ser assustadoramente grande, a Apple pode ter um bom retorno com o investimento. A Didi domina 99% dos serviços de reserva de táxi e 85% das corridas compartilhadas no mercado chinês, que é um dos mais disputados do mundo por causa da população que já passa de 1,3 bilhão de pessoas.


O aplicativo Didi Chuxing permite reservar táxis e, como o Uber, chamar motoristas particulares

Além disso, a empresa chinesa pode trazer tecnologias que ajudem no desenvolvimento do suposto carro da Apple, que possivelmente será elétrico e autônomo. Tim Cook comentou a imprensa chinesa que o investimento foi um movimento estratégico. “Decidimos por este investimento por várias razões estratégicas, que incluem a oportunidade de aprender, em primeiro lugar, sobre vários setores do mercado”.

Vale lembrar que a empresa, que é a companhia norte-americana mais bem sucedida na China, está perdendo espaço no país com os iPhones. Além de anunciar sua primeira queda de lucros em 13 anos, o iOS está perdendo fatias de mercado para o Android em diversos lugares do mundo, inclusive na Ásia. O investimento em novos serviços e em áreas distintas pode ser uma estratégia para entrar em novas áreas de atuação.

Quem pode sair perdendo com o movimento da Apple é o Uber, um dos mais famosos e polêmicos serviços de carros compartilhados do mundo. Com o investimento, a Apple se tornará concorrente do aplicativo de corridas, que vem gerando protestos no Brasil. Logo depois do anúncio do acordo bilionário da empresa de Tim Cook, o CEO do Uber, Travis Kalanick, brincou com a situação no Twitter, dizendo que sua namorada é investidora da Apple e, consequentemente, do rival Didi.

 

girlfriend owns @apple shares which makes her a didi investor… #Smh #ridesharewars #domesticissues #thanksALotTim

— travis kalanick (@travisk) 13 de maio de 2016

“A namorada é dona de ações da Apple, o que faz dela investidora do Didi #ProblemasDomésticos #MuitoObrigadoTim”

Via: Reuters

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções