Índice do Artigo

Notícias

TSMC afirma que possível invasão de Taiwan pode paralisar produção mundial de chips

TSMC afirma que possível invasão de Taiwan pode paralisar produção mundial de chips
Créditos: Divulgação/TSMC

As tensões crescentes entre os Estados Unidos e a China no que diz respeito ao destino de Taiwan podem colocar em risco a produção global de chips. Segundo a TSMC, uma possível invasão da ilha pode resultar na paralisação total de sua produção, já que ela não estaria disposta a trabalhar para nenhuma força invasora

Em uma entrevista à CNN, o presidente da companhia, Mark Liu, afirmou que “ninguém pode controlar a TSMC pela força”. O executivo explicou que, devido à complexidade das atividades que a fundição exerce, nenhuma força militar seria capaz de operá-la facilmente, especialmente em um contexto de guerra.

Como essa é uma estrutura de fabricação tão sofisticada, ela depende de uma comunicação em tempo real com o mundo externo, com a Europa, com o Japão, com os Estados Unidos, envolvendo desde materiais a produtos químicos, peças sobressalentes, softwares de engenharia e diagnóstico”, explicou Liu.

TSMC tem o poder de abalar a indústria mundial de eletrônicos

Uma possível paralisação das atividades da TSMC teria o potencial de abalar o funcionamento da indústria mundial de aparelhos eletrônicos. Nomes como Apple, AMD, NVIDIA e até mesmo a Intel dependem da fundição para produzir muitos de seus produtos, e sem ela, a quantidade de smartphones, GPUs, CPUs e outros componentes disponíveis nas lojas diminuiria de forma considerável.

Isso acarretaria em uma desvalorização imediata das ações dessas empresas, o que, em última instância, poderia gerar uma bola de neve capaz de provocar uma recessão em nível mundial. A China também seria bastante afetada por uma situação do tipo, já que muitas de suas companhias também dependem da fundição para funcionar.

A dependência da indústria mundial de semicondutores da TSMC é reconhecida por governos de diversos países que estão tomando iniciativas para mudar a situação. Esta semana, o congresso dos Estados Unidos aprovou o Ato Chips e Ciência que deve virar lei no dia 9 de agosto e tem o objetivo de oferecer incentivos econômicos para empresas que implementarem plantas de fabricação e pesquisas de componentes dentro de seu território.
 

Via: PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções