Créditos: Divulgação/TSMC
- Publicidade -

Apple e Intel serão as primeiras a utilizarem chips de 2 nm da TSMC

A produção em massa da tecnologia deve se iniciar em 2026
Por Felipe Gugelmin 22/04/2022 14:37 | atualizado 22/04/2022 14:37 Comentários Reportar erro

Enquanto a fundição Taiwan Semiconductor Manufacturing Corp (TSMC) só espera ser capaz de produzir em massa nódulos de 2 nanômetros (N2) a partir de 2026, ela já tem uma lista de clientes prontos para usar o formato. Relatos indicam que tanto a Intel quanto a Apple já estão com planos em andamento para aproveitar a tecnologia e devem iniciar encomendas em breve.

A presença da Apple não é uma surpresa: nos últimos anos ela tem sido uma das maiores contribuidoras das receitas geradas pela fundição. Já a Intel deve intensificar sua parceria com a TSMC através da fabricação de placas gráficas e de vários system on chips (SoCs), além de aplicações voltadas para o segmento de servidores.

Dado o grande volume de produção da Intel, tanto a DigiTimes quanto a UDN acreditam que ela pode se tornar uma das maiores clientes da TSMC nos próximos anos. Enquanto os chips de 2 nanômetros só devem atingir a produção de massa em 2026, eles já estão em fase de planejamento e devem iniciar seus primeiros testes em 2024 — tempo suficiente para a Intel e a Apple planejarem a melhor forma de usá-los.

TSMC pode ajudar na linha Lunar Lake

Segundo o analista Sze Jo Ng, da China Renaissance Securities, a TSMC deve passar a direcionar suas ferramentas para o novo processo até o final de 2022. Ele prevê que os novos nódulos podem ser usados nas GPUS que acompanham a linha Lunar Lake da Intel, que tem lançamento marcado para 2025 e promete usar o método de fabricação 18A da empresa.

Enquanto a Intel deve manter a fabricação de CPUs em suas próprias fundições, ela já deixou claro que vai continuar dependendo de parceiras para a produção de placas gráficas. O uso dos nódulos N2 é somente especulativo até o momento, mas faz sentido dado o mapa de lançamento estabelecido pela companhia.

- Continua após a publicidade -

A tecnologia N2 também está sendo estudada por empresas como NVIDIA, AMD e Media Tek, que devem usá-la em um momento futuro. Enquanto isso não acontece, a TSMC deve continuar tendo uma demanda forte por seus nódulos N3, que devem intensificar sua produção no final de 2023 e no início de 2024.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.