Índice do Artigo

Segurança

Bug no Windows Defender diminui em até 6% desempenho de CPUs Intel

Bug no Windows Defender diminui em até 6% desempenho de CPUs Intel
Créditos: Divulgação/Microsoft

Usuários de CPUs produzidas pela Intel que possuem o Windows Defender ativo em seus sistemas podem estar lidando com reduções no desempenho de seu hardware. Segundo o desenvolvedor Kevin Glynn, um bug no sistema de produção reduz em até 6% a performance dos processadores no Windows 10 e no Windows 11.

Segundo o site Tech Power Up, um problema no software de proteção faz com que ele passe a usar de forma randômica “todos os sete contadores de performance oferecidos por processadores Intel. O problema surge do fato de que isso é combinado a mudanças de privilégio de cada contador (os mudando para o “modo 2”), o que gera conflitos com processos que tentam usar o “modo 3”, que é usado como padrão dos contadores.

Glynn afirma ter realizado uma série de testes com sua CPU Intel Core i9 10850K e percebido uma redução de 6% no desempenho do software Cinebench. Segundo ele, o problema pode afetar todos os processadores fabricados pela empresa de 2008 para cá e não parece afetar a linha Ryzen da AMD.

Site sugere possíveis soluções

O pesquisador também afirma que o bug tem a característica imprevisível de não deixar clara as condições para sua ativação. Segundo ele, o comportamento problemático do Windows Defender pode acontecer já durante o boot do sistema ou em momentos aleatórios de seu uso — e a única forma de notá-lo é deixar monitores de desempenho ligados o tempo todo.

Até o momento, a única forma 100% garantida de evitar a redução de desempenho é desligar o sistema de proteção. No entanto, essa não é uma solução recomendada, já que ela tem o potencial de expor a máquina usada a uma série de ameaças com resultados ainda piores do que os provocados pelo bug.

Glynn também sugere que usuários do Windows 10 e Windows 11 usem o software ThrottleStop 9.5, que traz configurações voltadas a impedir que o problema do Windows Defender se manifeste. O TechPowerUp também sugere como opção o Counter Control, que monitora os contadores de CPUs Intel e traz soluções para minimizar os bugs do sistema de proteção — ambas as soluções foram desenvolvidas em parceria com o site.
 

Via: PC Gamer, TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções