- Publicidade -

Designer de narrativa de Returnal diz que criar a história do jogo foi como "andar na corda bamba"

Narrativa do jogo da Housemarque é um dos grandes elementos
Créditos: Housemarque

O roguelike da Housemarque, Returnal, não só tem um gameplay desafiador, mas também conta com uma história complexa contada de uma forma não linear. Em entrevista ao VGC, o designer senior de narrativa do jogo, Eevi Korhonen, disse que criar a história de Returnal foi como "andar na corda bamba". 

"Foi como andar na corda bamba. Meu chefe Greg Louden, o diretor narrativo, e eu tentamos garantir que ambos os lados estivessem incluídos. Então eu era mais tipo 'vamos fazer mais misterioso, vamos deixar o jogador resolver isso com a comunidade', enquanto Greg ficava tipo 'ok, mas temos que garantir que eles entendam um pouco da história'", disse Korhonen.

Returnal oferece história fragmentada e complexa

A narrativa de Returnal é contada através de pequenos flashes, além de registros de áudio e escritos espalhados pelo jogo, o que torna tudo muito interpretativo e está nas mãos do jogador decifrar o que está acontecendo, se tiver interesse, claro. 

O designer de narrativa conta que durante o processo de criação desse elemento do jogo, eles se perguntavam como está o ritmo da narrativa e como tudo se parecia quando todos os elementos estavam juntos. "Então até o último momento, nós ainda estávamos cortando, nós ainda estávamos editando, e então arrumando a redação e fazendo as coisas um pouco mais claras", conta o designer.

- Continua após a publicidade -

O jogo ainda tem segredos para serem encontrados. Korhonen conta que tem frequentado o subreddit r/Returnal para ver as descobertas que a comunidade tem feito, mas ele cita uma em particular que ainda não foi descoberta.

"Eu estive 'stalkeando' nosso subreddit, e teve pequenas descobertas incríveis. Tem algo que eu ainda espero que eles descubram sobre a Torre Sisyphus. Não é bem um segredo, tá mais para uma referência filosófica legal ao nome. Porém ninguém colocou isso no Reddit ainda, então não vi alguém fazendo essa conexão. Mas espero que alguém, talvez, vai (encontrar) depois da entrevista", comenta.

O designer senior de narrativa de Returnal conta ainda que a produção do jogo foi um aprendizado e tudo que foi cortado no jogo, poderá ser usado no próximo jogo da Housemarque. "Todas essas ideias e sistemas de narrativas... Estou super empolgado para pegar todas essas peças e ver como elas cabem na história de nossa nova IP", complementa Korhonen.

Returnal ainda é exclusivo de PS5, embora já existam evidências fortes de que o jogo esteja a caminho do PC.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VGC
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.