Índice do Artigo

Games

Advogados americanos pedem que órgão federal investigue a EA e os loot boxes de FIFA

Advogados americanos pedem que órgão federal investigue a EA e os loot boxes de FIFA
Créditos: EA

Conteúdo Relacionado
games/pc-games/segundo-documentos-vazados-ea-estaria-induzindo-compra-de-lootbox-em-fifa-ut/" title="Segundo documentos vazados EA estaria induzindo compra de lootbox em FIFA UT">
Segundo documentos vazados EA estaria induzindo compra de lootbox em FIFA UT

Segundo documentos vazados EA estaria induzindo compra de lootbox em FIFA UT

Loot box é algo que vem sendo combatido por autoridades em alguns países. Nos EUA, um grupo 15 advogados enviou uma carta aberta a Federal Trade Comission (FTC/Comissão Federal de Comércio), pedindo para o órgão investigar “abusos por design manipulativo” na franquia FIFA da EA, mais especificamente o contraditório modo Ultimate Team que tem foco em loot boxes.

O FTC é o órgão americano responsável por proteger os direitos dos consumidores, além de garantir um mercado competitivo. Ele é responsável por analisar as aquisições da Activision Blizzard pela Microsoft e Bungie pela Sony.

O grupo de advogados usa como base um documento europeu publicado recentemente que fala sobre o impacto das práticas de loot boxes na indústria de games e os efeitos que causam, especialmente, em crianças e adolescentes. Esse documento é assinado por 18 países da Europa. O documento diz que a prática tem “design enganoso” e “explora vieses comportamentais que incentivam o gasto”.

“Por incansavelmente divulgar loot boxes pay-to-win, a EA está explorando o desejo das crianças em competirem com seus amigos, apesar do fato de que a maioria dos adultos, muito menos as crianças, não seriam capazes de determinar as chances de receber cartas altamente cobiçadas ou o quanto as cartas custam em dinheiro de verdade”, disse, Josh Golin, um dos representantes dos advogados.

Ele defende que o FTC “deve usar seu poder para investigar esses designs abusivos e determinar quantas crianças e adolescentes estão sendo extorquidas pela EA”.

Em resposta, a EA disse:

“Nós criamos nossos jogos para oferecerem escolhas e valor, diversão e serem justos aos nossos jogadores. Em todos os nossos jogos, incluindo FIFA, gastar é sempre opcional e a maioria dos jogadores escolhem não gastar. Nós queremos que todos nossos jogadores tenham uma experiência positiva em nossos jogos e nos esforçamos para emponderar jogadores e pais com o máximo de informação e controle possível para fazerem escolhas informadas por si mesmos e seus filhos”.

A EA segue dizendo que eles “encorajam” os pais a usarem controle parental, “incluindo controle de gastos, que estão disponíveis em toda grande plataforma de games”. Segundo a desenvolvedora, o FIFA conta com o Playtime, um recurso que mostra o “tempo jogado, pacotes abertos e pontos comprados”.

Loot boxes correspondem a uma grande fatia do lucro da EA

O Ultimate Team está presente nas franquias FIFA, Madden, NHL, NBA e UFC. Segundo o GamesIndustry, a EA não divulgou os ganhos com o modo no relatório fiscal referente ao último ano, diferente dos outros anos em que a empresa divulgou os números. 

Só no primeiro ano do modo Ultimate Team em 2017, a EA faturou US$ 775 milhões. Até o ano passado, o faturamento já passava de US$ 1.62 bilhão e era responsável por 29% dos ganhos da EA

Essas cartas raras que o modo FIFA Ultimate Team proporciona virou uma das histórias mais estranhas de mineração que já noticiamos aqui.

Via: Games Industry

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções