Créditos: ESPN

Mineradores ucranianos usaram os 3800 PS4 para "farmar" cartas raras do FIFA 2021

Através de um sistema de rede neural, os computadores controlavam os bots nos consoles

Lembram dos ucranianos minerando com 3.800 PlayStation 4 usando gato na energia elétrica? Então, acontece que essa novela ganhou um novo capítulo, eu diria, inesperado. Os mineradores estavam "farmando" jogadores raros do FIFA 2021 para, então, revender as contas recheadas desses jogadores por dinheiro real. As informações são do site Delo.ua, que ouviu uma pessoa do órgão responsável pelo desmantelo da fazenda de mineração na Ucrânia.

Em uma das fotos tiradas pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU) , é possível vermos muitos discos do lado dos consoles. Acontece que todos eram do jogo FIFA 2021. O game tem um modo chamado Ultimate Team que, em poucas palavras, permite ao jogador formar seu time dos sonhos através de cartas conseguidas em lootboxes. Estas podem ser compradas usando dinheiro real ou a moeda do jogo.

É aí que entram os 3800 PlayStation 4. Os milhares de consoles foram usados para "farmar" a moeda do jogo para poder comprar o máximo de cartas possíveis e ter a chance de conseguir aquele jogador raro. Segundo o site Delo, as chances para que isso aconteça podem ser de menos de 1%, então uma quantidade enorme da moeda do jogo precisa ser usada. Conseguir a moeda do jogo leva muito tempo, já que a mesma coisa precisa ser feita continuamente.

- Continua após a publicidade -

As centenas de placas de vídeo e dezenas de processadores não estavam lá à toa, já que os computadores controlavam os consoles em uma espécie de rede neural nesse processo de grinding para conseguir a moeda do jogo. Já que as chances de conseguir somente um jogador são tão baixas, naturalmente levaria, no mínimo, algumas centenas de horas.

Daniel Ahma, analista senior da Niko Partners, empresa de pesquisa do mercado de games na Ásia, disse em um tuite em maio que a EA deve faturar 1.62 bilhão de dólares este ano com o Ultimate Team no FIFA, Madden e NFL, com a maior receita vindo do jogo de futebol. Ano passado, o faturamento da EA foi de 1.49 bilhão de dólares com esse modo.

Segundo as contas de um usuário no Twitter chamado ScudzTV, para conseguir o time dos sonhos jogando normalmente, seria necessário 100 milhões da moeda do jogo. Conseguindo 1.500 por jogo, precisaria jogar 66.666 partidas. Em partidas de 20 minutos, seria necessários 916 dias jogando 24h por dia, somando 22 mil horas.  A conta dele vai mais longe, dá uma conferida em seu tuite.

- Continua após a publicidade -

O administrador do site Garant Market, que gerencia trocas e vendas de contas de jogos, ouvido pelo site Delo, disse que "um bot é um processo automático que substitui completamente as ações humanas em um jogo. No passado, nós desenvolvemos uma funcionalidade similar para esse jogo (FIFA 2021), mas agora não está à venda".

Agora que sabemos que os PS4 não estavam minerando criptomoedas (pelo menos não foi confirmado), vamos à uma informação curiosa: baseado nas especificações técnicas do PS4, o site Techarp diz que um console consegue gerar 0.00013896 bitcoins por mês. Como os valores da moeda oscilam bastante, a cada dia teremos um valor em moeda real diferente. Pelo visto para os ucranianos, as cartas raras do FIFA 2021 estavam valendo mais a pena.

Por mais absurdo que possa parecer, não é difícil imaginar pessoas que tenham dinheiro tomando atalhos como esse (comprando contas muito bem equipadas) para sair na frente na sua jogatina. Mostramos aqui que pessoas de dentro da EA estavam traficando cartas raras do FIFA 2021. 

Via: Tom's Hardware Fonte: Delo
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.