Créditos: Western Digital
- Publicidade -

Western Digital afirma que estamos "próximos" de conhecer os primeiros HDDs de 50 TB

Empresa revelou HD de 26TB nesta semana e disse que o de 50TB logo se tornará realidade

Durante o evento What's Next Western Digital, a empresa Western Digital revelou HDs com capacidades de armazenamento de 22TB e 26TB. Porém, outro detalhe durante a apresentação chamou a atenção: a empresa afirmou que HDDs de 50TB 'estão próximos' de se tornarem realidade.

Durante o dia dedicado aos investidores, a empresa apresentou os novos HDDs CMR (Gravação Magnética Convencional) de 22TB e HDDs Ultra SMR (Gravação Magnética em Setores Sobrepostos) de 26TB. Segundo a empresa, a tecnologia OptiNAND e a segunda geração do modelo de gravação ePMR (Gravação Magnética Perpendicular Assistida por Energia) irá "desbloquear níveis sem precedentes de capacidade , desempenho e resiliência de dados" permitindo a fabricação de HDs de 50TB.

HD LMR, CMR, PMR e SMR, qual a diferença entre eles?

HDs de 50TB prestes a se tornarem realidade?

A vice presidente executiva e gerente geral de negócios de HDDs da Western Digital, Ashley Gorakhpurwalla comentou que: "Não vou entrar muitos detalhes sobre os nossos drives de arquivos e unidades de armazenamento que estamos construindo em parceria com alguns consumidores. Na verdade, eles podem não ficar disponíveis publicamente já que são produtos diferenciados e especializados para alguns consumidores de porte grande. Mas você pode ver nos nossos planos [gráfico abaixo] que estamos muito próximos de entregar unidades com 50TB de capacidade".

- Continua após a publicidade -

Nenhuma informação detalhada sobre os supostos HDs de 50TB foi revelada durante o evento. Além disso, como comentou Ashley, existe a possibilidade dos HDs de 50TB não serem lançados diretamente no mercado, pois estariam sendo desenvolvidos para clientes específicos.

Apesar da Western Digital comentar que as tecnologias OptiNAND e ePMR, com gravação magnética assistida por calor (HAMR), serão responsáveis por atingir os 50TB de armazenamento, ainda restam dúvidas sobre como o HD irá armazenar tamanha quantidade de dados. A empresa não informou se o fator de forma será mantido ou se algum novo modelo de compressão de dados também será aplicado.

Também será interessante saber como tais HDs irão responder a cargas elevadas de trabalho e se eles irão mostrar alguns dos problemas de diminuição de velocidade de gravação/leitura que encontramos nos modelos SMR.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware
Assuntos
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.