Índice do Artigo

Hardware

Western Digital afirma que estamos "próximos" de conhecer os primeiros HDDs de 50 TB

Western Digital afirma que estamos "próximos" de conhecer os primeiros HDDs de 50 TB
Créditos: Western Digital

Durante o evento What’s Next Western Digital, a empresa Western Digital revelou HDs com capacidades de armazenamento de 22TB e 26TB. Porém, outro detalhe durante a apresentação chamou a atenção: a empresa afirmou que HDDs de 50TB ‘estão próximos’ de se tornarem realidade.

Durante o dia dedicado aos investidores, a empresa apresentou os novos HDDs CMR (Gravação Magnética Convencional) de 22TB e HDDs Ultra SMR (Gravação Magnética em Setores Sobrepostos) de 26TB. Segundo a empresa, a tecnologia OptiNAND e a segunda geração do modelo de gravação ePMR (Gravação Magnética Perpendicular Assistida por Energia) irá “desbloquear níveis sem precedentes de capacidade , desempenho e resiliência de dados” permitindo a fabricação de HDs de 50TB.

HD LMR, CMR, PMR e SMR, qual a diferença entre eles?

HDs de 50TB prestes a se tornarem realidade?

A vice presidente executiva e gerente geral de negócios de HDDs da Western Digital, Ashley Gorakhpurwalla comentou que: “Não vou entrar muitos detalhes sobre os nossos drives de arquivos e unidades de armazenamento que estamos construindo em parceria com alguns consumidores. Na verdade, eles podem não ficar disponíveis publicamente já que são produtos diferenciados e especializados para alguns consumidores de porte grande. Mas você pode ver nos nossos planos [gráfico abaixo] que estamos muito próximos de entregar unidades com 50TB de capacidade”.

Nenhuma informação detalhada sobre os supostos HDs de 50TB foi revelada durante o evento. Além disso, como comentou Ashley, existe a possibilidade dos HDs de 50TB não serem lançados diretamente no mercado, pois estariam sendo desenvolvidos para clientes específicos.

Apesar da Western Digital comentar que as tecnologias OptiNAND e ePMR, com gravação magnética assistida por calor (HAMR), serão responsáveis por atingir os 50TB de armazenamento, ainda restam dúvidas sobre como o HD irá armazenar tamanha quantidade de dados. A empresa não informou se o fator de forma será mantido ou se algum novo modelo de compressão de dados também será aplicado.

Também será interessante saber como tais HDs irão responder a cargas elevadas de trabalho e se eles irão mostrar alguns dos problemas de diminuição de velocidade de gravação/leitura que encontramos nos modelos SMR.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções