Índice do Artigo

Hardware

Dell passa a adotar módulo DDR5 proprietário que limita upgrades em laptops

Dell passa a adotar módulo DDR5 proprietário que limita upgrades em laptops
Créditos: Reprodução/iGPU Extremist

Consumidores que adquirirem o novo laptop Precision 7670 fabricado pela Dell vão ter suas opções de upgrade limitadas pela fabricante. Segundo o iGPU Extremist, fotos recentes revelam que a empresa decidiu adotar um módulo proprietário de memória DDR5 batizado por ela de “Módulo de Memória Anexado à Compressão” (CAMM, na sigla em inglês).

Ao apostar em um formato proprietário, a empresa pretende diminuir o espaço que seria ocupado por dois espaços de memória SO-DIMM convencionais. A imagem divulgada pelo site mostra que a solução da Dell envolve o uso de um módulo único com 16 circuitos integrados (CIs)— que são separados em duas zonas, cada uma contentando 8 CIs.

A solução deve se mostrar capaz de rodar em configurações dual-channel e, segundo a empresa, é possível adquirir até 128 GB de memória CAMM DDR5-4800 junto ao novo modelo de laptop. O formato proprietário, que dispensa as soluções baseadas no uso de soldas visto em aparelhos antigos, também traz a vantagem de permitir a fabricação de produtos mais finos e leves.

Decisão limita upgrades

Ao mesmo tempo em que o uso do CAMM é vantajoso tanto para a Dell quanto para os consumidores, a decisão também traz algumas limitações. A principal delas diz respeito a upgrades futuros: em vez de poder usar chips de memória compatíveis fabricados por qualquer companhia, o consumidor se vê forçado a recorrer à responsável pelo laptop.

Com isso, não somente as opções de melhorias se tornam mais limitadas, como a Dell teria o controle sobre o preço cobrado dos consumidores por isso. Até o momento, não há indícios de que a empresa tenha licenciado sua tecnologia para outras fabricantes, tampouco detalhes sobre como ela poderá oferecer peças para quem busca aprimorar seu dispositivo.

O CAMM deve marcar presença em outros dispositivos além do Precision 7670, que deve traz processadores Alder Lake-HX que variam entre os modelos Core i5 e Core i9. O dispositivo foi criado para servir como uma estação de trabalho, podendo ser pareado com GPUs RTX A500 da NVIDIA ou Intel Arc Pro de 90W. Até o momento a Dell não revelou a data de lançamento ou o preço oficial do produto, que deve acompanhar cifras robustas pelo que oferece aos consumidores.
 

Via: Tom’s Hardware, iGPU Extremist

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções