- Publicidade -

Módulo de memória DDR5 com 512GB da Samsung promete revolucionar mercado

Módulos podem alcançar frequência de 7200MHz com baixa tensão
Por Fabio Feyh 10/04/2022 09:35 | atualizado 10/04/2022 09:39 Comentários Reportar erro

A Samsung anunciou novos módulos de memória DDR5 com até 512GB de memória RAM, permitindo assim uma revolução na quantidade final de memórias que sistemas com esse padrão podem alcançar. Por enquanto as soluções comerciais de memórias DDR5 oferecem módulos de 32GB, mas a tecnologia prevê módulos com até 128GB, quantidade que salta 4 vezes com o anuncio da Samsung, uma das líderes no mercado em produção de memórias.

Um único módulo com 512GB e velocidade de até 7200MHz

Os novos módulos consistem no refinamento da tecnologia de empilhamento de camadas da empresa. As memórias DDR4 utilizam 4 camadas, já as novas memórias DDR5 utilizam 8 camadas com chips conectados através da tecnologia Throug Silicon. Na imagem abaixo a Samsung ilustra esse conceito, com redução do tamanho, e consequentemente memórias mais densas e finas, passando de 1,2 mm de espessura em DDR4 para 1,0 mm em DDR5, alcançando 512GB em um único módulo.

A Samsung ainda promete módulos de altíssima velocidade, sem aumentar tensões, garantindo maior eficiência energética dos novos módulos, com modelos de 7200MHz e tensão de 1.1v. Atualmente os kits mais rápidos do mercado ficam na casa de 6000MHz ou pouco mais, mas overclockers já conseguiram se aproximar dos 10.000MHz.

- Continua após a publicidade -

A empresa não mencionou quando de fato os novos módulos estarão disponíveis no mercado, mas inicialmente serão destinados para data centers, e em seguida fabricantes de PC e smartphones. Naturalmente pela alta capacidade e velocidade, será opção para soluções específicas de alto custo. A notícia original não é nova, mas nesse mês a empresa publicou um vídeo destacando as tecnologias e melhorias do anuncio que aconteceu ano passado.

Anuncio aconteceu ano passado, mas novo vídeo promocional faz menção as novidades

Para uso de computadores domésticos, ao menos por enquanto não existe aplicações com demanda tão alta de memória RAM. Um computador com 16GB ou 32GB é considerado um sistema com alta quantidade e capaz de suportar as demandas atuais de jogos e boa parte das aplicações, mesmo softwares de renderização para uso básico.

Para quem tem dúvidas de como diferentes módulos de memórias DDR5 se comportam comparado com módulos DDR4, temos um artigo bem completo que mostra vários cenários de comparação, vale a pena conferir:

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizmodo
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.