Créditos: Minecarft/Reprodução
- Publicidade -

Microsoft planeja exibir anúncios em jogos free to play para Xbox

A empresa não confirmou e nem desmentiu os rumores

Parece que a nossa jogatina intocada pelas publicidades agressivas podem estar com os dias contados. Será esse um bom movimento por parte do mercado de games?

Segundo fontes internas do site Insider, a Microsoft está desenvolvendo um programa voltado para que profissionais de marketing possam inserir anúncios de marcas diretamente no jogo.

Claro que ainda são especulações, mas eles afirmam que as empresas interessadas poderiam pagar para exibir seus anúncios em outdoors virtuais dentro de jogos free to play. Não se sabe se isso poderia se estender a outros aspectos do jogo, como skins ou exibição de vídeos, mas parece não ser desejo da Microsoft interferir diretamente na experiência do jogador atrapalhando sua gameplay.

Aparentemente essas propagandas seriam exibidas apenas em jogos free to play da empresa e o programa pode começar ainda este ano, no terceiro trimestre. A Microsoft ao entrar em contato com o Insider não confirmou e nem desmentiu, apenas declarou que está se esforçando para "melhorar a experiência" para jogadores e desenvolvedores.

Existe muito a se pensar sobre a inserção de propagandas em jogos, seja de empresas endêmicas ou não-endêmicas; como isso pode impactar na experiência dos jogadores? Seria positivo para os desenvolvedores, que não precisam ficar presos mais a modelos de monetização, seja através de passes de temporada ou cosméticos, focando apenas na criação de conteúdo, como pontuou J. Fingas do Engadget? Com a criação de um novo modelo de produção baseado nesses anúncios de terceiros dentro dos jogos, as empresas que fizerem anúncios poderiam interferir no conteúdo?

A Capcom já havia inserido propagandas em Street Fighter V, nos cenários e skins de personagens para o anúncio da Capcom Pro Tour e sofreu duras críticas por tomar tal atitude em um jogo de preço cheio. Será que em jogos free to play eles seriam mais bem aceitos?

- Continua após a publicidade -

São diversas questões, e suas respostas podem trazer coisas boas e ruins para o mercado de games e seus consumidores.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Insider
  • Redator: Eddy Venino

    Eddy Venino

    Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.